Um mundo mais solidário


Terremotos já existiam há uns quarenta anos atrás, lógico. E ocorriam nos mesmos lugares em que ainda ocorrem.

Atualmente existem ONGs mil, que aparecem na mídia sempre que acontece uma desgraça. Algumas ONGS realmente fazem diferença, outras só elevam o perfil dos seus gestores ou mecenas, em contar que recheiam os bolsos de alguns, ao mesmo tempo que reduzem a carga tributária de outros.

Em 1976 não proliferavam ONGs, como hoje. Mas um terrível terremoto assolou a Itália, diga-se de passagem, bastante pior do que a recente onda de terremotos que chega a ameaçar a área de Modena, o berço da Ferrari e Maserati.

Era um mundo mais simples, concordo. Sem tantos advogados, contadores, public relations, empresários, todos querendo uma boquinha e criando empecilhos.

A revista AutoSprint, em cooperação com a Alfa Romeo, fez algo impossível para os dias de hoje. Criou um evento para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto de Friulli no autódromo de Varano, uma pista que até hoje abriga corridas de segundo escalão.

E entre outros, convidou pilotos de Formula 1 e outras categorias, que fariam duplas com pilotos do Troféu Alfasud.

Pois não vieram um ou dois pilotos. Amarrem os cintos, por que a lista é longa. Para começo de conversa, os brasileiros Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace. E também Ronnie Peterson, Harald Ertl, Jacques Laffitte, Jody Scheckter, Loris Kessel, Alan Jones, Alex Soler-Roig, além dos italianos Arturo Merzario, Vittorio Brambilla, Lella Lombardi, Maurizio Flammini, Nanni Galli, Ranzo Zorzi, Bruno Giacomelli, além dos motociclistas (futuro automobilistas) Johnny Cecotto e Giacomo Agostini.

Nosso Emerson não foi mal, foi segundo numa bateria para os pilotos de F1, ganha por Ronnie Peterson, fazendo a volta mais rápida. Na final, somando os tempos dos pilotos de F1 com os dos participantes do Trofeu Alfasud (donos dos carros), Arturo Merzario saiu vencedor, seguido de Loris Kessel e Lella Lombardi. Emerson ficou em décimo, Pace em décimo-quarto.

Os pilotos da Ferrari, Lauda e Regazzoni, não participaram do evento Alfasud, afinal de contas, a Alfa era concorrente da Fiat na época. Porém, participaram do evento para Fiat 131 Abarth. Regazzoni ganhou, e Lauda foi quarto. Só quatro carros participaram deste evento, que contou com a presença de Alex Dias Ribeiro.

Já imaginou algo do tipo hoje em dia? Fiquem sonhando...

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