Corridas nas Bahamas


Lembro-me que quando a revista Auto Esporte estava promovendo a implementação da Formula Vê no Brasil, em meados dos anos 60, publicaram uma foto grande de uma prova da categoria nas Bahamas, mais precisamente, em Nassau, pois o país é composto de muitas ilhas. Desde então, cresceu a minha curiosidade em relação às Bahamas e ao automobilismo caribenho.

Não me perguntem por que demorei tanto tempo para viajar às Bahamas. Já conheço diversas ilhas do Caribe, mas até dias atrás, nada de Bahamas. Mudei para Miami em 2005, e o arquipélago fica a menos de uma hora de avião. Chamemos de inércia.

Enfim, quebrei o gelo, e fiz um cruzeiro de 3 dias com a minha esposa, na Royal Caribbean, muito gostoso por sinal, há uns dois anos atrás.

Não deu para fazer nenhuma pesquisa automobilística. Entretanto, perguntei ao guia do nosso curto passeio (ficamos somente algumas horas em Nassau) se sabia alguma coisa sobre as corridas que foram realizadas nas décadas de 50 e 60. Disse que era muito pequeno, mas sabia que o autódromo onde eram realizadas foi fechado nos anos 80. Entretanto, disse algo curioso, que ainda são realizadas provas locais, em Nassau, com corredores de outras ilhas do arquipélago!

Speedgear Racing Products
Sabia que eram realizadas corridas na República Dominicana - diga-se de passagem bem maior do que New Providence, onde fica Nassau, mas a revelação do guia me surpreendeu.

Quanto a que tipos de carros são usados nestas provas, não tenho a mínima ideia. Pode ser até que sejam karts - para um não conhecedor de automobilismo, karts são carros.

As provas de Bahamas, a Bahamas Speed Week, nas décadas de 50 e 60 resultaram da necessidade de pilotos americanos e europeus ganharem uma graninha durante o frio inverno do hemisfério norte, em 1954. Não só haviam as provas de Bahamas, mas também foram realizadas corridas internacionais em outros locais quentes, como na África do Sul, na Nova Zelândia e Austrália, e as temporadas da Argentina. Nada de Brasil, lógico. Mas todo esse movimento sulino propiciou a realização de corridas internacionais no Brasil.

Quanto ao Caribe, foram realizadas corridas com pilotos de primeira em Cuba, na época de Batista. Depois de Castro, mais um GP de Cuba, de 1960. Esporte de burguês, que fazer...Notável a prova de 1958, quando Fangio foi sequestrado pelos guerrilheiros.

Que eu me lembre, a última grande tentativa de inserir o Caribe no circuito internacional foi uma prova de Formula 3000 realizada em Curacao, em 1985. Esta foi ganha pelo dinamarquês John Nielsen, e contou com a participação dos principais pilotos da categoria naquele ano, inclusive Mike Thackwell, Ivan Capelli, Christian Danner, Emanuelle Pirro, Johnny Dumfries. Nenhum piloto brasileiro correu, e nenhum piloto local.

Os seis primeiros da corrida realizada em 13 de outubro de 1985 foram -
1. Nielsen, 58 voltas em 41m29.572 s
2. Capelli
3. Langes
4. Danner
5. A. Ferté
6. Pirro
Todos correram com March 85B Cosworth.
A experiência não foi repetida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979