Primeiras e últimas oportunidades

Em quase todas temporadas de F1, alguns pilotos têm suas primeiras e outros, últimas oportunidades na categoria. Em alguns casos, certos pilotos têm a primeira e última oportunidade na mesma temporada, e frequentemente na mesma corrida.
Mas nenhuma temporada superou 1974 neste quesito.
Diversos pilotos estrearam naquele ano, e muitos se despediram da categoria, inclusive pilotos importantes.
A aposentadoria mais importante foi a de Denny Hulme, campeão em 1967. Além dele, outros pilotos que correram pela McLaren naquele ano tiveram suas últimas oportunidades na F1, Mike Hailwood, devido a acidente, e David Hobbs.
Outros ingleses importantes a se despedir da F1 em 1974 foram Brian Redman, que fez suas últimas provas com a Shadow, e Derek Bell, que definitivamente mudava o foco da sua carreira dos monopostos para carros esporte.
Um piloto que muito prometia antes de entrar na categoria, mas que nunca atingiu seu potencial foi o australiano Tim Schenken, que disputou ilegalmente o GP dos EUA num terceiro Lotus, depois de disputar algumas corridas com o Trojan. O vizinho - e sócio na Tiga - o neozelandês Howden Ganley também fez suas últimas provas na categoria em 74, acidentando-se com o Maki na Alemanha.
Outras despedidas - Tom Belso, Reine Wisell, Rikky Von Opel, Dieter Quester, Eppie Wietzes, Peter Gethin, Paddy Driver.
Uma aposentadoria não intencional foi a de Jean Pierre Beltoise, que supostamente seria o piloto da Ligier em 1976. Suas provas na BRM em 1974 acabaram sendo sua despedida da categoria, e Beltoise foi substituído por Laffite.
Outra despedida não intencional foi a de Peter Revson, morto em treinos em Kyalamy, África do Sul.
Muitos pilotos estrearam em 74. Tom Pryce estreou no Token, e logo passou para a Shadow. Outros ingleses fizeram suas primeiras corridas em 74 - Guy Edwards, Ian Ashley e Mike Wilds.
Teddy Pilette, campeão de F5000 em 1973, fez uma prova com um Brabham. Tentaria voltar à categoria em 1977, com o terrível BRM P 207.
Hans Stuck e Vittorio Brambilla estrearam na March. Lella Lombardi tentou um espaço ao sol pela primeira vez. John Nicholson tentou se classificar para o GP da Inglaterra, sem sucesso.
Jacques Laffite fez seus primeiros GPs naquela temporada. Larry Perkins tentou se classificar no GP da Alemanha. Jean Pierre Jabouille também entrou na categoria em 1974, assim como Ian Scheckter.
Diversos pilotos estrearam e se despediram no mesmo ano. Richard Robarts, Carlo Facetti, Bertil Roos, Jose Dolhem, Leo Kinnunen. Gerard Larrousse fez seu único GP em 1974, e apesar de uma boa temporada na F2 em 1975, nunca mais voltou a categoria como piloto. Eventualmente, foi um bom manager, primeiro na Renault, depois com sua própria equipe.
A mais trágica estreia-despedida foi de Helmut Koinnig, que tentou se classificar para o GP da Áustria com um Brabham particular, e acabou contratado pela Surtees. No GP dos EUA encontrou a morte.
Um número muito grande de pilotos que estrearam ou se despediram em 1974 correram com Surtees - Bell, Dolhem, Quester, Koinigg, Kinnunen, Jabouille e outros tantos com Brabham, Larrousse, Von Opel, Facetti, Lombardi, Koinigg, Pilette, Robarts, Wietzes. Diversos outros tocavam Marches - Wisell, Wilds, Ganley, Stuck, Brambilla. A Shadow também contribuiu razoavelmente com a confusão - Revson, Roos, Redman, Pryce.
Foi um entra-e-sai tremendo, o ano inteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979