Presente machadiano ou literatura interativa

Quem diria, Machado de Assis, o grande Machado que muitos, inclusive eu, consideram o maior escritor brasileiro da história nos deixou um presente, além da sua magnifíca obra. Quer dizer, foi Dom Casmurro, seu personagem que nos deixou esse presente. Mais do que isso, foi uma oportunidade, um convite, uma verdadeira convocação para participar da sua obra interativamente.

Pois DC, o principal personagem do romance homônimo um belo dia resolveu escrever um soneto. Do nada. Começou construindo o primeiro verso, e aí decidiu escrever o décimo-quarto. O primeiro verso era assim:

Oh! Flor do céu! oh! flor cândida e pura

E o último seria:

Perde-se a vida, ganha-se a batalha!  

Após momentos de reflexão, o amigo de Capitu resolveu mudar o último verso para o contrário, ou seja:

Ganha-se a vida, perde-se a batalha!

O personagem se perdeu no seu ímpeto literário, e com duas idéias contrárias complicou-se. Não escreveu os outros doze versos, seja numa versão, ou na outra. Por fim, nos convida a preencher o miolo.

Obviamente muitos tentaram a empreitada, só não sei se alguém teve coragem de publicar o resultado. Confesso que cheguei a pensar no assunto. Daí me lembrei de que todas as vezes que tentei criar ao modo do Dom Casmurro, me dei mal. Sempre que decidi que ia compor uma música, escrever um texto ou fazer um desenho sem inspiração, mas por pura vontade de fazer algo, o resultado foi terrível. Na realidade, zero.

Quem sabe seja artista, e não artesão.

Imagino que existam aqueles que dominam sobremaneira a técnica do escrever que conseguiriam, num átimo, criar doze versos para uma, ou quem sabe mesmo, para as duas versões antagônicas do soneto na mais perfeita métrica, quem sabe emulando inspiração genuína. Ou até mesmo quem tenha se inspirado pelos dois ou três versos.

Agradeço ao Machado pelo gentil convite, mas fica para a próxima. Quem sabe um dia desses eu tenha inspiração.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979