A melhor corrida do mundo


Essa coisa de "o melhor", "o pior", é complicada. Afinal de contas, é uma questão de gosto. E gosto, até segunda ordem, não se discute.

Via de regra, os amantes do automobilismo elencam três corridas como candidatas - a Indy 500, o GP de Monaco e as 24 Horas de Le Mans.

Um ou outro saudosista pode incluir a Mille Miglia ou Targa Florio, outros do contra, as 24 Horas de Daytona, e quem saba até as 24 Horas de SPA. O pessoal da NASCAR diria, na lata, as 500 Milhas de Daytona.

Tendo-me a alinhar com o pessoal da Indy-Monaco-Le Mans.

Obviamente, quem gosta de velocidade pura, dirá que a Indy 500 é a melhor corrida, além de ser a mais antiga das 3. Alguns dirão que durante muitos anos foi um evento local americano, disputado com máquinas antiquadas, e que é muito fácil só virar para a esquerda. Até mesmo na versão atual, poucos são os ex-pilotos de F1 no grid, e há muito tempo que não se disputa com unhas e dentes um lugar no grid em Indy. Entretanto, as corridas são super disputadas.
Vejamos o GP de Monaco. Em termos de requinte e sofisticação, nada bate Monaco. Seguir a corrida na TV rende suspiros no mundo inteiro, inclusive meus. Os amantes da Formula 1 certamente argumentarão que Monaco é a melhor corrida, por que reúne os melhores pilotos do mundo, o pessoal da Formula 1. Por outro lado é uma corrida vagarosa, geralmente chata, por ser quase impossível ultrapassar nas ruas do Principado. Os participantes há muito tempo são os mesmos do resto do campeonato, portanto, não há mais surpresas nas listas de inscritos. São os mesmos da prova anterior do campeonato e da corrida seguinte.

A meu ver, a melhor corrida é Le Mans. Ok, acho que no curso dos anos, poucas foram as pessoas a assistir a corrida inteira, apesar das heróicas participações de Louis Rosier e Pierre Levegh nos anos 50, que não somente viram a corrida inteira, como praticamente a disputaram na íntegra. Na maioria das edições, quase nada acontece após 12 horas.

Porém, Le Mans é a única corrida que ainda reúne um pouco da beleza do automobilismo tradicional, com pequenas equipes disputando a mesma corrida com riquíssimas equipes de fábrica. É sem dúvida a corrida que mais reúne ex-pilotos de Formula 1 no planeta (algumas vezes superando o próprio plantel da F1). Além disto, dela participam pilotos de diversas outras disciplinas (carros de turismo, rally, NASCAR, GTS, F1, F-Indy, gentlemen drivers, especialistas em subida de montanha, mulheres, homens, sessentões e teenagers) e de um grande número de nacionalidades. Sem contar, o delicioso mix de marcas. Sim, a Audi ganhou a maioria das corridas desde 2000, porém, em que outra corrida do mundo você vai encontrar carros da TVR, Marcos, Bugatti, Spyker, Pagani, Venturi, disputando tête-à-tête com Ferrari, Porsche a outras marcas mais ubíquas? Sem contar o show de tecnologias relevantes para carros de rua, os híbridos, diesel, rotativos, turbinas, turbos, sem contar o esquisitíssimo Delta Wing deste ano. Carros construídos exclusivamente para a prova. A Indy 500 com um grid cheio de Dallaras parece uma piada de mal gosto, em comparação com a diversidade de um grid das 24 Horas.

Histórias por histórias, nenhuma outra corrida rende histórias tão interessantes quanto Le Mans, verdadeiros atos heróicos e batalhas campais. Sem contar que alguns carros no grid ainda são derivados de carros de passeio. Supercarros, porém carros de passeio.

Me desculpem. Amo a Indy 500 e o GP de Monaco, mas nada se compara a Le Mans. Nada. Meu voto fica com Sarthre.

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