Temporada de 1972, final de uma superstição


Nós brasileiros, de modo geral, nos achamos inferiores aos povos do norte. Entre outras coisas, nos achamos místicos demais, além de supersticiosos. Na realidade, a maioria das superstições nasceu no hemisfério norte, e muitos povos que consideramos mais evoluídos, como ingleses e americanos, são bastante supersticiosos.

Não é de se estranhar, portanto, que a superstição chegue com seus longos tentáculos até no automobilismo de alto nível. O número 13, que me consta, foi pouco usado na F1, recentemente adotado pelo trapalhão Pastor Maldonado. Os brasileiros já usaram bastante o número, inclusive um piloto dos anos 60 se auto apelidava "Volante 13", usando sem qualquer hesitação o número no seu DKW Vemag.

Entretanto, uma outra superstição foi superada em 1972, e há um ângulo brasileiro.

A cor preta não era usada em carros de Fórmula 1, por ser considerada fúnebre e azarenta. Assim, quando foi anunciado o patrocínio da Lotus para 1972, muitos mais afoitos prognosticaram coisa ruim para a equipe de Chapman! Um carro de F1 com aparência de carro de defunto era muito para certas mentes retrógradas.

Ocorre que o John Player Special, como foi rebatizado o carro, não só ficou lindo nas cores preta e dourada do cigarro inglês, como ainda por cima ganhou o campeonato nas mãos de Emerson Fittipaldi. De fato, sua programação visual é uma das mais lembradas e elegantes da F1, chegando a ser usada pela renascida Lotus. Nas linhas em cunha do Lotus 72, o preto caiu como luva, bem melhor do que o vermelho e branco da Gold Leaf.

A onda de rebatizar os carros com o nome do patrocinador não pegou, entretanto. No máximo, chamavam o carro de JPS-Lotus, assim como a BRM ficou conhecida como Marlboro-BRM, Yardley-McLaren.

Apesar de ser anteriormente patrocinada por outra marca de cigarros da mesma empresa, só em 1972 que as marcas de cigarro começaram a se apoderar da F1. De fato, no curso dos próximos 30 anos, bilhões de dólares foram investidos por essas empresas na categoria (e também em outras categorias mundo afora). Tenho uma posição dúbia em relação a cigarros. Foram eles que levaram minha mãe, ávida fumante desde os 14 anos, antes do tempo. Entretanto, apesar de fã do esporte desde pequeno, nunca tive vontade de fumar. Como o produto é vendido legalmente em todos os países, não há o que se discutir. De fato, existe muita hipocrisia dos governos (principalmente o americano, que ganhou bilhões dos fabricantes de cigarros), que denunciam o tabagismo como um sério problema de saúde, porém, enchem seus cofres com altíssimos impostos, ainda por cima, abusando dos pobres viciados.

Quanto aos fabricantes de cigarro, foram eles que ousaram investir fortemente no esporte na fase pré-TV. Alguns até achavam que a F1 colapsaria, com a proibição de patrocínio das empresas de cigarro, mas não foi isso que aconteceu. Obviamente, com uma audiência de milhões, em diversos países, a F1 é um sonho de marketing para empresas de diversos setores. Este não era o caso nos idos de 1972.

Voltando aos carros pretos, já no ano seguinte surgiu outro carro preto na F1, o UOP Shadow. Eventualmente, o Arturo Merzario provou não ser nada supersticioso, quando correu com um carro preto patrocinado por uma funerária em 1979!

Juntava-se à superstição a reputação de fragilidade dos Lotus. No começo da temporada, a revista QR publicou uma matéria sobre o assunto, que parecia sugerir que Emerson sairia da Lotus devido a fragilidade do conjunto. O resto sabemos. Emerson não saiu, foi campeão e depois vice com os carros pretos.

Entretanto, Ronnie Peterson morreu em decorrência de um acidente com um Lotus patrocinado pela JPS, mas naquela época, morria-se com carros de todas as cores - azul, branco, vermelho, etc.

Em 1974, outra cor considerada maldita, o marrom, foi utilizada no Brabham particular da Hexagon of Highgate, pilotado por John Watson, sem qualquer ocorrência.

Um último detalhe. Uma outra cor considerada fúnebre, o roxo, era a cor usada pelos egípcios nas corridas. Diga-se de passagem, não foi muito usada...

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