Os dois litros no Mundial de Marcas, 1972 a 1976


Por uma razão inexplicável, a FISA resolveu que a partir de 1972 o Mundial de Marcas seria disputado somente por Protótipos de 3 litros (segundo muitos, por pressão da Ferrari, que tinha um excelente 3 litros, mas cujo 5 litros não conseguiu desbancar o Porsche 917). Quer dizer, na realidade, os Grupo 5, Porsche 917, Ferrari 512 e Lola T70, teriam que achar outras praias para correr. Digo que é inexplicável por que os fabricantes dos Grupo 5 tiveram que fazer pelo menos 25 exemplares desses modelos, ou seja, só de 917, T70 e 512 teoricamente havia uns 75 carros na praça. Por bem, por mal, os 3 litros até que deram bastante trabalho para os Grupo 5 em 1971, portanto, não havia necessidade de implementar a nova "fórmula".

Os novos protótipos, na realidade, eram carros de F-1 carenados, com dois postos. A ideia obviamente não deu muito certo, pois nos cinco anos de reinado dos 3 litros, raramente havia mais de 10 carros da categoria nos grids. Sim, alguns dos melhores protótipos até hoje foram produzidos nessa era, pela Ferrari, Matra-Simca, Alfa-Romeo, Porsche e Alpine Renault. O único problema é que raramente todos estavam na pista ao mesmo tempo.

Assim, para formar grids razoáveis, era necessário aceitar carros de outras categorias. Muitos GTs participaram do campeonato, assim como carros do Grupo 2, os carros de turismo que disputavam o Campeonato Europeu de Turismo. De fato, na época da xepa até ex-carros de Can-Am, com mais de 5 litros, chegaram a participar das provas para compor grids razoáveis!

Se o MM desta época não foi o sucesso esperado, pelo menos não foi maior fracasso devido à presença dos protótipos de 2 litros, que compunham boa parte dos grids. O propósito deste post é homenagear os vencedores desta categoria nas corridas do MM. Todo mundo só fala das vitórias da Ferrari, Matra, etc, mas esquece que a presença dos 2 litros foi muito importante. Principalmente no campeonato de 1976, pois nesse os GTs e G2 estavam proibidos de correr (salvo em Nurburgring), e a grande maioria dos carros eram os 2 litros.

Eis a lista de vencedores, em outro post teço mais considerações. O número na extrema direita é a posição na classificação geral

1972
Buenos Aires, John Hine - Juan Juncadella, Chevron Ford B19 (4)
Daytona, Tom Wough - Hugh Kleinpeter, Lola Ford T212 (6)
Sebring, nenhum 2 litros classificado
Brands Hatch, Guy Edwards-David Hobbs Lola Ford T290 (7)
Monza, Peter Martli - Herve Bayard - Porsche 907 (4)
SPA, John Hine - John Bridges - Chevron Ford B19 (3)
Targa Florio, Antonio Zadra - Enrico Pasolini - Lola Ford 290 (4)
Nurgurgring, John Hine - John Bridges - Chevron Ford B21 (5)
Le Mans, Rene Ligonnet - Barrie Smith - Lola 290 (14)
Osterreichring, Rolf Stommelen - Toine Hezemans - Chevron BMW B21 (5)
Watkins Glen, Douglas Shierson - Bill Barber, Chevron Ford B19

1973
Daytona - nenhum 2 litros classificado
Vallelunga, Giovanni Morelli - Mauro Nesti, Chevron Ford B21 (10)
Dijon - nenhum 2 litros classificado
Monza, Vincenzo Cozzago - Giancarlo Gagliardi, Lola Ford T290 (4)
SPA, Carlos Santos - Carlos Mendonça - Lola Ford T292 (6)
Targa Florio, Luigi Moreschi - Francesco Di Matteo - Chevron Ford B21 (4)
Nurburgring, John Burton - John Bridges - Chevron Ford B23 (3)
Le Mans - nenhum 2 litros classificado
Oesterreichring, Michel Dupont - Paul Blancpain - Chevron Ford B23 (10)
Wakins Glen, Herbert Kuehne - Roman Pechman, March BMW 73S (16)

1974
Monza, Paolo Monti - Peter Smith - Chevron Ford B23 (10)
SPA, Martin Raymond - Tony Goodwin - Lola Ford 294 (13)
Nurburgring, John Hine - Ian Grob - Chevron Ford B23 (8)
Imola, Guido Gatti - Achile Voltolina - March BMW 74S (12)
Le Mans, Christine Beckers - Marie Lauren - Chevron Ford B23 (17)
Oesterreichring, Richard Scott - Rafael Barrios - Chevron Ford B26 (7)
Wakins Glen - nenhum 2 litros classificado
Paul Ricard, Peter Long - Tony Rouff - Chevron Ford B23 (13)
Brands Hatch - Peter Gethin - Brian Redman, Chevron Ford B26 (4)
Kyalami, Guy Tunmer - John Lepp - Chevron Ford B26 (4)

1975
Daytona - Sem carros 2 litros inscritos
Mugello, John Hine - Ian Grob, Chevron Ford B31 (5)
Dijon, John Hine - Ian Grob, Chevron Ford B31 (3)
Monza, Lella Lombardi - Marie Claude Beaumont - Alpine Renault A441 (4)
SPA, Peter Smith - John Turner, Chevron Ford B21 (10)
Coppa Florio, Claude Crespin - Ian Harrower - Lola T294 (8)
Nurburgring, David Morgan - John Lepp - March Hart 75S (7)
Oesterreichring, David Morgan - John Lepp - March Hart 75S (5)
Watkins Glen - Sem carros 2 litros inscritos

1976
Nurburgring, Helmut Bross, Lola BMW T294 (3)
Monza, Eugenio Renna (Amphicar) - Armando Floridia - Osella BMW (4)
Imola, Roberto Fillanino - Ermano Petit - Osella BMW (4)
Enna, Roberto Fillanino - Ermano Petit - Osella BMW (2)
Watkins Glen, Tony Cicale - Chevron Ford B26 (6)
Dijon, Jean Louis Lafosse - Jean Pierre Jaussaud - Chevron ROC B36 (7)
Salzburgring, Dieter Quester, Osella BMW (3)

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