Formula 1 na Formula 3000

Em 1984 a Formula 2 chegava ao fim da linha. Os carros se tornaram muito caros, e as concorridas listas de inscritos dos anos 60 e 70 ficavam cada vez mais enxutas. A opção foi criar uma nova categoria, a Formula 3000.

Entre outras vantagens, a F3000 usaria o vasto estoque de motores Cosworth de 3 litros ainda em circulação. E também, alguns chassis velhos de F1, já que naquela altura dos acontecimentos o campeonato Aurora de Formula 1 já tinha ido para o cemitério de campeonatos automobilísticos.

A ideia (e o regulamento que a possibilitava) eram bem intencionados, mas no fim das contas, poucos foram os carros de F1 a participar da F3000. E sua participação foi restrita a 1985.
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Um dos mais bem sucedidos usuários de carros de F1 no campeonato foi o brasileiro Roberto Moreno, que levou seu Tyrrel 012 a dois quintos lugares. Mas o melhor colocado foi Lamberto Leoni, um veterano da F2 (ganhara uma prova no longínquo ano de 1977) e ex piloto de F1, que levou um Williams FW08 ao terceiro lugar em Pau. Note-se que só 11 carros disputaram a prestigiosa prova francesa.

Os poucos F1 ajudaram a inflar um pouco os grids no começo do ano, pois ainda não havia Marches, Lolas e Ralts para todos.

Moreno era considerado um dos favoritos, pois havia sido vice-campeão da F2 em 1984, mas acabou disputando somente quatro corridas com o Tyrrel - Silverstone (5o.), Thruxton (abandonou), Estoril (5o.) e Vallelunga (9o.). Voltou à categoria mais tarde sagrando-se campeão em 1988, mas durante o resto da temporada foi tentar a sorte na Formula Indy.
Outro piloto a usar o Tyrrel foi o italiano Claudio Langes, que fez duas corridas. O belga Thierry Tassin também correu de Williams FW08, chegando em 11. e 13. nas duas primeiras provas realizadas na Inglaterra. Em Estoril já estava munido de um March novinho.

Além destes pilotos, o sueco Slim Borgudd, que já tivera um gostinho de F1, marcando inclusive um ponto, pilotou um Arrows A6 em Vallelunga, SPA e Donington. Borgudd foi o último a pilotar um F1 nas provas de F3000.

O que mais perseverou foi Leoni, que fez seis corridas. Em Pergusa o italiano já estava com um March.

A conclusão óbvia é que os ex-carros de F1 não eram melhores do que os March, Ralt e Lola construídos para a categoria...

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