Mais diversidade


Falando um pouco mais em diversidade, gostaria de lembrar do Europeu de F2 de 1973.

Este foi aquele campeonato confuso, com dois níveis de corridas. Na versão original, havia 22 corridas no calendário, mas acabaram sendo realizadas somente 17. Algumas das provas secundárias tiveram pouquíssimos participantes - Kinnekule teve só 9. Se não me falha a memória, nenhum piloto participou de todas as corridas.

O grande vencedor foi Jarier, com seu March-BMW 732 de fábrica. Venceu sete corridas e o campeonato com bastante folga. Porém, diversos outros pilotos venceram corridas. Jochen Mass, Vittorio Brambilla, Jacques Coulon, Tim Schenken, Henri Pescarolo, Francois Cevert, Reine Wissel, Roger Williamson. A maioria deles também usou o March BMW, porém, corridas também foram vencidas por Motul-Ford, Surtees-Ford, GRD-Ford, e Elf-Renault.

Speedgear Racing Products
Este foi o último campeonato de F2 com a participação de um grande número de pilotos de F1 ou graduados. Além do próprio Jarier, que era piloto oficial da March, disputaram uma ou outra prova Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi Jr, Ronnie Peterson, Francois Cevert, Peter Gethin, Tim Schenken, Henri Pescarolo, Jean Pierre Beltoise, Mike Hailwood, Jody Scheckter, Mike Beuttler e Reine Wissel.

Outros bons pilotos que disputaram este campeonato foram Patrick Depailler, Jean Pierre Jaussaud, Bob Wollek, Colin Vandervell, Tom Pryce, Derek Bell, Brett Lunger, Hans Stuck, Gunnar Nilsson e Jean Pierre Jabouille.

Foi a última temporada com a participação da Lotus e da Brabham, dois construtores tradicionais na categoria. O Lotus 63, chamado de Texaco Star, foi um grande fracasso nas mãos de Emerson e Peterson.

Embora Pace tenha feito uma excelente primeira prova em Thruxton, o único brasileiro a vencer na categoria em 1973 foi Wilson Fittipaldi Jr, que ganhou uma corrida em Misano, não válida para o campeonato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979