Os bastidores e as palhaçadas


Um dia desses, assistindo à transmissão da Daytona 500 na Band, o comentarista fez uma curiosa menção sobre informação de bastidores, de informações que nunca chegam aos ouvidos do grande público.

Do meio da temporada de F-1 em diante instaura-se a chamada 'Silly Season'. Durante a dita Temporada da Palhaçada, tudo vale. Todo mundo demonstra interesse por todo mundo. A verdade é que quase todo mundo fala com todo mundo. Todos pilotos sem contrato, e muitos COM contrato, falam com todas as equipes, pilotos aspirantes também, até velhos inimigos voltam a se falar, e pilotos aposentados também entram na bagaça. Dentro de muito interesse real, existe muita armação. Pilotos e equipes sâo jogados uns contra os outros. Se Maquiavel estivesse vivo durante as Temporadas da Palhaçada mandava recolher todos exemplares de "O Principe". Dezenas de minutas de contratos são redigidas, propostas são feitas, muitas delas, falsas, apresentadas como meras alavancas para forçar um piloto desejado a assinar um contrato em condições nada vantajosas. Principalmente pilotos com muito patrocínio são ouvidos por todos. Quem não gosta de um dim-dim, não é verdade...

Frequentemente ouve-se "piloto 'x' conversou com todas equipes do paddock", e se interpreta como um interesse bona fide no esportista. Em alguns casos, como os Ayrton Senna, Fernando Alonso e Michael Schumacher da vida, o interesse é verdadeiro. Em outros, o piloto é considerado opção 3, 4 ou 5 da equipe, num verdadeiro jogo de xadrez, e muitas vezes, é ouvido somente por deferência a quem apresentou, o vulgo QI. Numa dessas até o Pedro Paulo Diniz foi tido com alguma certeza como piloto da Ferrari.

Pilotos frequentemente usam o interesse demonstrado na "Silly Season" como comprovação do seu valor, e alguns jornalistas, para mostrar que estão "por dentro".

Nesse jogo há pouco de tangível. No fim do dia, como dizem os americanos, o que importa é a assinatura no papel. Quase tudo que ocorreu no "silly season" não passa disso - palhaçada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979