Considerações sobre os vencedores da 2 Litros no Mundial de Marcas, 1972-1976


Geralmente cumpro minhas promessas. Sei que prometi fazer uma série sobre a temporada de 1981, e nunca fiz. Quem sabe um dia desses ainda sai. Essas coisas dão trabalho. Mas sei que ninguém vai perder o sono por causa disso.

Pois bem, sobre os vencedores da categoria 2 litros no MM, entre 1972-1976, algumas curiosidades.

O grande vencedor foi John Hine. O inglês ganhou nada menos do que seis provas. Três outros ingleses ganharam 3 corridas, dois outros John (Bridges e Lepp) e Ian Grob. O Chevron ganhou a maioria das provas nos primeiros anos, mas de 1975 em diante perdeu a hegemonia, perdendo corridas para a Alpine-Renault, March e Lola. Em 1976, a Osella foi a grande vencedora, mas um Chevron com motor ROC Simca ganhou em Dijon, com Jean Louis Lafosse e Jean Pierre Jaussaud, e outro em Watkins Glen, com Tony Cicale.

A maioria das vitórias nos primeiros anos ficaram nas mãos de carros equipados com motores Ford, mas em 75 e 76 o BMW se tornou o mais frequente vencedor, sem contar a vitória da Renault e ROC.

Esta vitória da Renault em Monza também foi significativa, pois foi a primeira de pilotos do sexo feminino em uma prova de campeonato mundial de automobilismo, com Lella Lombardi e Marie Claude Beaumont. Curiosamente, no mesmo ano, uma outra dupla feminina ganhou a classe 2 litros em Le Mans, Marianne Hoepfner e Michele Mouton, que obteria bastante fama nos rallyes. O carro usado por elas foi um Maynet-Simca (ROC). Le Mans não fez parte do campeonao em 1975.

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Em algumas corridas na Itália, protótipos como motores de menor volume (1,6 e 1,3) chegaram na frente dos 2 litros.

Uma dupla portuguesa teve a honra de ganhar a categoria em SPA, em 1973, os dois Carlos, Mendonça e Santos, com uma Lola da "equipa" Bonnier.

O futuro super multi-vencedor do Europeu de Montanha, Mauro Nesti, ganhou uma prova.
Alguns pilotos que ganharam corridas da geral do MM também ganharam na categoria 2 litros - Rolf Stommelen, Toine Hezemans, Brian Redman e Dieter Quester. E o futuro campeão do mundo Alan Jones fez algumas boas provas em 1975.

Arturo Merzario e Alex Soler Roig ganharam a caegoria nas 12 Horas de Sebring de 1972, mas seu Abarth foi desclassificado. Chegaram em quinto na geral.

Além da equipe de fábrica da Alpine-Renault e da Abarth, até mesmo a Chevron inscreveu um carro de fábrica, o B26 que chegou em 4o. em Brands Hatch, 1974, com Brian Redman e Peter Gethin.

Um atual fabricante de Formula 1 chegou em segundo numa corrida de 1976. Advinharam, a Sauber, com carro com motor BMW, e pilotado por Eugen Straehle.
Espero que tenham curtido essas curiosidades.

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