Variedades de chassis nas Formulas VW 1300 e 1600

Antes de a iniciar a série sobre a Temporada de 1979 da Fórmula VW 1600, cabe aqui uma comparação da variedade de chassis que disputavam as corridas de ambas as categorias.
Ao passo que os 20 carros que compareceram para a prova inicial da F-VW1600 em Interlagos eram todos da marca Polar, a Fórmula VW1300 apresentava uma invejável variedade de chassis.

Além da própria Polar, havia diversos ex-chassis da Fórmula VW1600 das marcas Heve e Kaimann.

Outros chassis representados nessa prova inicial eram Pateco, Govesa, Pati, Ventura, Cianciaruso, Esqualus, Feca, Minelli, Clark e Lapi. Ou seja, 13 tipos de chassis diferentes. Havia nove Heves entre os participantes na primeira corrida do ano.

Muitos dos chassis acima eram exemplares únicos. Infelizmente, os três chassis únicos que apareceram na primeira temporada da Super Vê, em 1974, o Manta, Mueller e o Newcar, não vingaram. Dois deles (o Newcar e o Mueller) nada mais eram do que chassis Bino de FF adaptados.

De fato, é difícil precisar a verdadeira origem de muitos dos chassis de Fórmula VW 1300. Muitos provavelmente eram derivativas de velhos monopostos. Sabe-se lá, quem sabe se não havia um ex Fitti ou Rio-Vê dos anos 60 entre essa turma.

Os Kaimann da 1600 acharam refúgio na 1300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979