O futuro que nunca veio

Esta é uma foto curiosíssima, tirada nas 1000 Milhas de 1970. Para os mais otimistas, poderia significar um rito de passagem. Na foto vemos a Ferrari 512 de Gianpiero Moretti passando a todo vapor a velha carretera de Alfredo Santilli.

O carro do italiano significaria o futuro do automobilismo brasileiro, com carros de corrida modernos e de primeira - lembrem-se que a Ferrari 512 estreara naquele ano. A vecchia carretera significaria aquele automobilismo de fundo de quintal brasileiro, feito na base do esforço, com resultados nem sempre bons.

É verdade que as carreteras se foram embora do automobilismo brasileiro em 1971 (1972 se contarmos a prova de velocidade em Cumbica, de 1972), mas exceto por uma curta fase, entre 1969 e 1972, a consolidação dos bólidos estrangeiros nas nossas corridas nunca houve. De fato, em 1971 ocorreram diversas corridas com alguns Porsches, inclusive o 908 da Hollywood, Lolas, Fords GT40 e Royales, mas no final de 1972, os carros estavam proibidos de correr no Brasil. O futuro seria feito de protótipos "made in Brazil" mas estes resistiram pouco tempo.

Em 1975 terminaram as corridas de carros esporte, até voltarem nos anos 90.

A foto, que poderia ter sido profética, acabou sendo um "wishful thinking".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUST HOW GOOD IS AI TRANSLATION?

Should you really build an Instagram audience?

INCREASING LISTING ENGAGEMENT IS THE WAY TO GO