Um post terrivel, não leiam

Nós, os civilizados, nos iludimos com a ideia de que somos todos iguais perante a lei e perante a sociedade de modo geral. Trata-se de uma inverdade. Alguns são mais iguais que os outros, sempre digo. Lembremos que na sociedade há privilégios. E nem sempre os privilegiados são parte das elites endinheiradas.

No fundo, o ser humano sempre vai abusar um pouquinho do seu poder, se o tiver, seja o fulano político, professor, clérigo, policial, burocrata, empregador, terrorista, bandido, progenitor, mestre de obras ou “formador de opinião”.  

Ah, os “formadores de opinião”!!! Tenho milhares de textos na internet, em diversos idiomas, que já tiveram milhões de leituras. Isso não me faz um “formador de opinião”. Sou um humilde e ilustre desconhecido, e tenho plena noção disso. Tenho tanta influência como uma baratinha numa cozinha. Chateio durante alguns instantes, porém, posso ser facilmente eliminado com uma vassourada ou com um inseticida.

Isto ficou claro, há alguns anos atrás, quando veiculei uma opinião não muito popular, porém fundamentada, num dos meus blogs. Fui veementemente xingado por gente que me conhecia e nem me conhecia. Se eu fosse um “formador de opinião”, apareceriam os contemporizadores de plantão, os amigões do peito, e tudo terminaria em pizza. Com aliche e prosciutto!

Ou seja, é necessário ter cuidado com o que se fala, quando você não é mais igual do que os outros.

Assim sendo, não me pronunciei muito sobre a questão Charlie Hebdo. Charlie eu sou, afinal de contas, me chamo Carlos. Só que por pouco escrevo um post que poderia ser muito mal interpretado, e quem sabe, me caberia a alcunha “Je suis fou”.

Como não sou louco, não publiquei. Não faço parte dos mais iguais, porém tenho uma imaginação que exige um certo freio, e freio ABS.

Mudemos de assunto, quer dizer logo volto ao assunto principal. Gosto de jornalismo, de jornais, de revistas, tudo que se relaciona à profissão. De fato tenho muitos amigos jornalistas, aprecio sua amizade e passei a infância como frequentador da Folha de São Paulo. Portanto, não quero ofender ninguém, muito menos amigos, que poderiam interpretar mal os escritos de um “não formador de opinião”. Afinal de contas, o ser humano também tem uma outra faceta, em geral é corporativista. 

Até tradutores, uma classe geralmente bastante desunida, quando se junta defende com unhas e dentes a profissão. Alguns diriam até que somos formadores de opinião, embora nosso trabalho seja inerentemente derivativo.

No curso deste texto um tanto parabólico, diria até tangencial, decidi mudar um ou outro detalhe, mantendo alguns parâmetros blindados. Tacando fogo, porém, com um monte de extintores de incêndio e baldes d`água em prontidão. Ninguém pode dizer que eu disse algo quando não disse....espero.

Voltemos ao assunto. A sátira, o próprio humor, muitas vezes é cruel. Como escrevo alguns textos de cunho satírico, tenho noção de que, em algum lugar, ofendo alguém. Assim como sou ofendido por dezenas de posts, piadas, filmes, artigos numa base diária. Diria que é muito difícil, quase impossível, e digo quase como margem de erro, me ofender suficientemente para que eu deseje tomar uma arma e sair dando tiros em quem quer que seja. Nossa, quanto “q”, melhor eu editar isto. Não, estou com preguiça e não estou concorrendo a nenhum prêmio. Aliás, a meia dúzia de leitores nem vai reparar. 
Que fiquem os cacófatos “qs”.  Tem hora que é bom não ser formador de opinião. Em suma, não sou dado a soluções bélicas para os meus litígios.

Pois bem, todos sabemos que os jornais e revistas que tanto amo estão em vias de extinção ou, na melhor das hipóteses, grande metamorfose que os tornarão eunucos. A própria profissão de jornalista está em perigo, e mesmo revistas de sacanagem, como a Playboy brasileira, correm o risco de se tornar exclusivamente artigo de sebo. Não venham com gracinhas.

Isto é terrível. Pensar num mundo sem bancas de jornais ou mesmo livrarias, e McDonald’s em todo canto, é o fim da humanidade. É bem certo que o mundo sobreviveu bem sem jornais e revistas durante muitos séculos, porém, ainda prefiro as bancas de jornais aos ubíquos McDs. Se pudesse escolher entre um ou outro, mandaria o McDonalds para o museu, não as bancas.

Ou seja, as empresas jornalísticas e editores de revista, de modo geral, vivem uma existência precária de mico-leão-dourado sem ter um Ibama ou Greenpeace para protegê-los e salvá-los.

Daí vem a tragédia do Charlie Hebdo, e o resultado foi curiosíssimo, sob o ponto de vista pecuniário. Supostamente milhões de euros em doações caíram nos cofres da empresa, que diz-se, não gozava de grande saúde financeira, e digo isso com uma dose de misericórdia. Para toda ação, há uma reação.

Num momento de delírio, cheguei a pensar num post, uma pequena estória, crônica, conto, besteirol, como queiram. Todas revistas satíricas do mundo começariam a publicar charges cada vez mais terríveis com temas muçulmanos, tudo isso visando uma nova e salvadora tragédia que pudesse salvar o veículo da iminente morte. Uma morte para salvar de outra.

Que ideia absurda, de mau gosto, satírica ao N grau, quanta insensibilidade? Ainda bem que não escrevi o tal post, pois poderia ser muito mal interpretado, poderia ser, de vez, considerado o pariá da internet.

Je ne suis pas fou. Mas também não sou “formador de opinião”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979