Brasileiros na F3, 1981



O paranaense Raul Boesel foi a grande estrela brasileira na Fórmula 3 inglesa, em 1981. Boesel havia se revelado no primeiro Torneio de Stock Cars em 1979, e no ano seguinte foi para a Inglaterra, correr em Formula Ford, ganhando nove corridas. Assim conseguiu patrocínio suficiente para subir de categoria. Na Fórmula 3, Boesel pilotou um Ralt RT3-Toyota. Desde o início foi um dos ponteiros do campeonato, embora a série fosse amplamente dominada pelo inglês Dr. Jonathan Palmer.Boesel ganhou a sua 11a. prova, em Silverstone, e depois ganhou duas outras corridas, uma em Oulton Park e uma segunda prova em Silverstone. Terminou em terceiro no campeonato, atrás de Palmer e do belga Thierry Tassin.

O brasiliense Roberto Moreno sempre teve uma carreira agitada, e não foi diferente na Fórmula 3. Moreno também correu com Ralt-Toyota, e embora tenha ganho a sua quarta corrida na categoria, em Silverstone, houve questionamentos sobre a legalidade do seu carro, e foi eliminado de algumas provas. Viria a ganhar outra corrida em Silverstone e outra em Mallory Park, mas não foi suficiente para figurar bem entre os lideres do campeonato.

Um terceiro brasileiro correu na Fórmula 3, também com Ralt Toyota. Foi o gaúcho César Pegoraro, que disputou duas corridas em Thruxton, uma válida para o cameponato (chegou em 15°) e outra extra-oficial (11°). Era a primeira vez que um gaúcho corria na categoria desde Leonel Friedrich.
6 Vitórias
Raul Boesel no seu Ralt

Comments

Popular posts from this blog

O piloto de Fórmula 1 mais rico do mundo

Patrocínios e patrocinadores – nem tudo que reluz é ouro

Uma grande decepção