Incríveis simetrias

A história da F1 está repleta de coincidências, muitas das quais passam despercebidas da maioria dos entusiastas. Não sou esotérico, portanto, não estou sugerindo que exista uma razão para elas. Simplesmente ocorreram.

Uma delas têm a ver com o fato de Juan Manuel Fangio e Stirling Moss terem ganho seus últimos Grandes Prêmios no magnífico Nurburgring, em 1957 e 1961, respectivamente.
Fangio e Moss foram indubitavelmente os melhores pilotos da década de 50. Alguns gostariam de incluir Ascari, mas apesar do domínio do italiano em 52 e 53, não acho que Alberto estava no mesmo nível de Juan e Stirling.

Pois Fangio ganhou o seu 24o. GP em Nurburgring, naquela que é considerada a sua melhor corrida, certamente, melhor vitória. Simplesmente humilhou a equipe Ferrari, que estava em melhores condições de ganhar naquele dia.

A vitória de Stirling na Alemanha, em 1961, foi similar. Moss não tinha o melhor carro, de fato, pilotava um Lotus com um motor Coventry Climax ainda bem fraco, e conseguiu superar os pilotos da Ferrari, que naquele ano dominavam com o shark-nose.

Ambos pilotos se aposentaram no ano seguinte após sua última vitória, por razões diferentes. Juan saiu inteiro das pistas, e após um quarto lugar no GP da França, pendurou o capacete. Já tinha 47 anos. O ainda jovem Stirling teve um acidente terrível em Goodwood, numa prova extra-campeonato, e nunca mais voltou à F1, embora tenha competido em categorias mais "light", aposentando-se definitivamente neste ano!

As carreiras de Juan e Stirling na F1 foram bem diferentes. Juan já foi vice-campeão logo de cara, campeão no seu segundo campeonato, e venceu mais quatro. Já Stirling pilotou carros fracos no seu início de carreira, ERA, HMW, Cooper-Alta e Connaught, e só começou a se sobressair em 1954, com um Maserati. A primeira vitória (e primeiro vice-campeonato) só vieram em 1955. 

Depois ganhou mais quinze. Foi vice-campeão quatro vezes seguidas, três delas seguindo Fangio na tabela. Quando este se aposentou, parecia que o mundo seria de Stirling. Perdeu o campeonato de 1958 por bobeira (venceu quatro provas e o campeão Hawthorn somente uma), e daí por diante, nunca mais correu com carros de fábrica. Também nunca mais foi vice - foi somente terceiro colocado no campeonato, três vezes seguidas!

Outro piloto que ganhou seu último GP no Norsdchleife foi Jacky Ickx, em 1972.

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