Vettel x Webber

Pronto, outra polêmica referente a ordens de equipe. Se as ordens são seguidas, há polêmica, se as ordens não são seguidas, também há polêmica.

Eis aqui a minha opinião.

Sebastian Vettel é tricampeão mundial. Já ganhou dezenas de GPs, fez a pole em outras dezenas, e ganhou um GP logo na sua primeira temporada completa. Já demonstrou aguentar todo tipo de pressão.

Mark Webber nunca foi campeão, ganhou algumas poucas corridas, fez pole am algumas outras. Demorou um tempão para ganhar sua primeira prova, e já provou que não tem consistência para brigar por um campeonato numa temporada inteira. É uma versão piorada de Carlos Reutemann, porém um sólido número 2.

A meu ver, a grande questão é porque a Red Bull deu a ordem para Vettel não ultrapassar Webber, e não porque Vettel não seguiu a ordem efetivamente dada. Certamente, não querem promover o australiano a piloto número 1, pois Newey, Horne, Marko e companhia já sacaram que Webber é, na melhor das hipóteses, um bom número dois, e não tem a mínima condição de bater Hamilton, Alonso, Raikkonen, Button e Rosberg no curso de uma temporada inteira - sem contar o colega Vettel.

Assim, a meu ver a ordem foi dada por que Webber é conhecido como o piloto mais difícil de ultrapassar. Sendo assim, havia uma grande possibilidade de a manobra terminar na grama para os dois pilotos se o mais rápido Vettel a tentasse. Principalmente porque já tiveram seus atritos no passado.

Desta vez Webber superou um dos seus pontos mais fracos, a largada, e fez uma excelente corrida, tirando a má impressão do primeiro GP do ano. Assim como fazia Carlos Reutemann, que fazia um corridão, depois três corridas apagadas, depois acabava com todo mundo e ganhava de novo. Assim foi Lole, e assim é Webber.

Respeito hierarquias, porém, acho que está na hora de a RBR se posicionar, e determinar que seu piloto número 1, seu grande ativo, sua galinha dos ovos de ouro, é Vettel, e não Webber. Se o pessoal da Red Bull não achou problema nenhum em dar a ordem - a meu ver sem sentido - de deixar Vettel atrás de Webber, poderia então ter dado a ordem para Webber dar passagem a Vettel.

Entendo todos argumentos que militam contra Vettel nesse caso, porém, a meu ver quem falhou foi a Red Bull. Periga ainda perderem Vettel por causa deste incidente, se não na próxima temporada, com certeza em 2015. Daí quero ver disputar um campeonato com Marquinho com quase 40 anos nas costas como número um...

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979