Não tenho muita sorte com grupos no Facebook...

Quando comecei a criar uma série de blogs segmentados, para organizar artigos que escrevi sobre diversos tópicos automobilísticos desde 2003, logo surgiu a ideia de usar o Facebook como uma plataforma de distribuição - até por que faço parte de diversos grupos sobre uma série de assuntos.

Não tenho muita oportunidade de participar ativamentedestes grupos por questões profissionais. Meu trabalho toma muito tempo, e assim pareço ser o "Zé Ausente", como sou ausente dos blogs de valorosos colegas. Não deixo de comentar por me achar superior, ou por não gostar ou para desmerecer dos blogs dos outros. Muito pelo contrário. Deixo de comentar por que até segunda ordem, o dia tem 24 horas e eu precisaria de umas 36 para fazer tudo que quero. Geralmente, começo o dia lendo dois jornais, a Autosport, e o Facebook. Leio entre 200 a 300 emails por dia, respondo algumas dezenas, e frequentemente, trabalho em dez projetos diferentes, com bastante concentração. Sem contar minhas complicadas iniciativas de marketing. Gostaria de ler muito mais os outros blogs, porém, não tenho tempo. À noite, frequentemente leio livros, por que preciso reciclar vocabulário o tempo todo, etc.

Tenho perfeita noção de que alguns me consideram um pariá entre os blogueiros automobilísticos, justamente por que não interajo muito. Seria eu considerado um arrogante antipático? Desculpem, se ofendi alguém com minha distância. Porém, como ninguém se ofereceu até agora para pagar minhas contas até hoje, tenho que priorizar as coisas.  Se ganhar na quina, prometo que passo o dia inteiro comentando nos blogs dos outros, tá bom?

Então, voltando à plataforma de distribuição no Facebook.  Cada vez que republico algo num novo blog (ou algum texto novo), posto no Facebook e Twitter, e me acostumei a postar em alguns grupos. Tem gente que até gosta.

Num dia desses, num grupo do FB no qual costumava postar algumas coisas, alguém publicou uma foto de uma corrida dos anos 70. O ano e a corrida foram identificados incorretamente, assim como os carros e pilotos. Coloquei alguns comentários, corrigindo os fatos. Não vem muito ao caso o que foi falado depois, sobre a origem da foto, porém, houve um certo questionamento.

Porém, no meio da história, um colega de grupo, que julgo ser o administrador, disse que "O problema" era os blogs postando links nos grupos. Segundo a sua ótica, os blogs são "patrocinados", e por isso não deveriam participar daquela forma.

Francamente, não sei de onde saiu tal conclusão no contexto daquele post, que não foi postado por nenhum blog (a foto tinha saído de um blog, entretanto). Identificar as postagens dos blogs como "O problema" me pareceu esquisito, até por que não vejo nenhum "problema" no grupo.

Por outro lado, aqueles que acham que os blogs são patrocinados só por que aparecem anúncios neles deveriam saber que tais anúncios não pagam quase nada. Meus anúncios do google, que aparecem em nada menos do que 30 blogs, me rendem em média 40 dólares POR MÊS!!!! Sim, a fase do adsense já era, só coloco os anúncios por que 40 ainda é melhor que nada, porém achar que isso é patrocínio me parece um tanto fantasioso. Quem me dera pudesse viver com 40 dólares por mês aqui nos EUA...

Parte da razão pela qual postava artigos sobre certas corridas, categorias, etc, naquele simpático  grupo era justamente por que estes assuntos estavam sendo frequentemente discutidos e sei que ainda tem muita gente que não conhece meus blogs. Quis participar de uma maneira ingênua, porém mais prática, pois não tenho tempo para ficar no ping pong dos comentários o dia inteiro.

Não é preciso dizer que no grupo no qual fui identificado como O "problema" (não UM problema, notem bem), afinal era um dos blogs que ali postava com alguma frequência durante algumas semanas, deixei de postar meus links imediatamente. Ainda coloco em outros grupos dos quais participo, e até agora, ninguém chiou. E outros blogueiros continuam a postar lá...

Não sei se este é um desabafo, uma explicação, ou narração de fatos. Com certeza, não desejo polemizar com ninguém, e por essa mesma razão omiti nomes, e espero não ser eliminado do grupo, pois curto as fotos que são postadas durante o dia. Entretanto, gosto de por os pingos nos "Is" e estavam faltando muitos pingos.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo, e não ganha quase nada para escrever seus blogs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979