Algumas surpresas, escondendo o ouro, gansarias

É bem verdade que não passou de um primeiro treino, da primeira corrida do ano. Porém, este treino na Austrália trouxe algumas surpresas, e algo que todos temiam.

A Red Bull estava escondendo o ouro na Espanha. O vulgo "sandbagging". Pelo jeito o carro está mais energetico do que um tanque inteiro da bebida austríaca, e Sebastian Vettel deixou os outros a ver navios.

A maior supresa, do lado positivo, não foi tanto o fato de Jules Bianchi ter sido o mais rápido das duas equipes retardatárias, porém, o fato de estar tão perto das Williams. Nico Rosberg também me surpreendeu um pouco, achei que a presença de Lewis o intimidaria um pouco, e pelo jeito, não é o caso.

Do lado negativo, pelo menos a McLaren desapontou bastante neste primeiro treino, e agora entendo por que a equipe disse que ficaria feliz com alguns pontos na Austrália.

Nada me surpreendeu a velocidade de Adrian Sutil, que terminou o dia no Top 10.

Quanto à gansaria.

Jogadores de futebol, quando começam a trabalhar com um treinador o chamam de "professor", com toda reverência. Quando o treinador sai do time, o xingam. Ficam de amores com a torcida quando entram num time, juram de pé junto que era seu sonho jogar no clube. Esquecem-se que falaram a mesma coisa do último clube que defenderam. Das duas uma - ou sonham muito ou são falsos de carteirinha.

O Ganso declarou muito amor ao Santos, o time que o tirou lá do Pará e o revelou para o futebol profissional. Daí começaram as picuinhas, em grande parte motivadas por investidores que só se interessam por dinheiro e um certo despeito pelo tratamento dado a Neymar. Do amor profundo, veio um antagonismo intestino, primeiro contra a diretoria do time, e já no final até contra a torcida. Daí o Sr. Ganso mudou de time, foi para o São Paulo, "time dos seus sonhos", onde atualmente amarga uma vergonhosa reserva, situação que nunca teve no Santos, mesmo quando não estava jogando bem.

É notório que o primeiro divórcio é sempre mais difícil, e com o passar dos anos, fica mais fácil para a pessoa se desvincular de sucessivos casamentos fracassados. Não sei por experiência, pois sou bem casado há 26 anos, porém, por observação vejo que a informação procede. Sendo assim, o mesmo Ganso que declarou amores ao  Morumbi há alguns meses atrás já parece estar querendo mudar da casa...

Chega de futebol. Vamos à questão Lewis Hamilton.



Lewis e seu típico sorrisinho de lado...


Lewis não saiu do Pará, porém, a McLaren já havia carimbado seu passaporte para o sucesso numa tenríssima idade. Para ele era dar certo ou dar certo. Lewis fez tudo que se esperava dele até 2008. Ganhou no kart e nas categoria inferiores, chegou na Fórmula 1 arrasando, e acabou ganhando o título na sua segunda temporada. Depois, algo deu errado.

O fato é que Lewis é sem dúvida um dos mais rápidos pilotos da F1 atual, porém não ganha um título há quatro longos anos. Muita coisa, para quem esperava um novo dominador no estilo Michael Schumacher - que diga-se de passagem, pelo jeito já chegou na categoria e tem a mesma nacionalidade do grande dominador teutônico.

Daí que veio o supostamente inevitável divórcio entre Lewis e a McLaren, pois alguém tinha que ter culpa no fracasso. Foi para a Mercedes, e no molde dos jogadores de futebol,  é todo elogios para a nova casa, e se pôs a falar mal da antiga. Algo que levou até Jenson Button a defender a equipe de Woking.

A meu ver, melhor teria feito Lewis se não tivesse falado nada. Afinal de contas, a McLaren investiu pesado na sua carreira, e não merece ser criticada de tal forma pelo ex-pupilo. Que mudasse de equipe, porém respeitando a anterior.

Agora, sem dúvida vai ficar feio se o Nico Rosberg acabar sendo mais rápido do que ele...

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo, e não gosta de mal agradecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979