Arrogantes



Nos últimos dias, segui uma longa conversa no Facebook sobre o Bruno Senna. Acho que opinei umas duas vezes, pensei em opinar outras tantas, porém, deixei de lado meu ímpeto participativo. Fiquei observando de longe, vez por outra abismado, pois o nível às vezes desceu o morro.

No Facebook, todo mundo dá opinião sobre tudo. Política, economia, negócios, mulher, futebol, religião, sociologia, estética, arquitetura, leis, ética, música, artes, geografia, história, e daí por diante. E também sobre o nosso querido automobilismo.

Neste último quesito, muitos são aqueles arrogantes de plantão que adoram dizer "você não sabe do que está falando por que nunca sentou num carro de corrida". Geralmente são aquelas pessoas que querem ganhar uma discussão avacalhando a outra, pois não têm argumentos racionais ou fatuais.

Muitas vezes estas mesmas pessoas opinam sobre economia, política, negócios, leis, etc., no próprio Facebook sem nunca terem sido políticos, economistas, homens de negócio, juristas, etc. Alegam ser bem informados por lerem os jornais, textos geralmente escritos por pessoas que também não são políticos, economistas, homens de negócio, juristas, etc. São somente jornalistas.

Alegar que para "entender" de um assunto, seja qual for, o cara forçosamente tem que ter participado da atividade me parece um tanto ingênuo, ou paradoxal para pessoas que aparentemente acham que isso só se aplica ao automobilismo. Pois, se opinam sobre a política, negócios, economia, sem nunca terem ocupado cargos políticos, gerir uma empresa e sem ter PhD em economia, deveriam então calar o bico, e só comentar sobre o assunto que "entendem" por terem participado ativamente um belo dia. Que eu saiba, nenhum historiador na história da humanidade participou dos atos que narrou, nem por isso seu trabalho deixa de ter mérito.

Por outro lado, há ilustres desconhecidos que fizeram duas ou três corridas com um kart com motor de enceradeira no kartodromo de Umbintiquara há dezenas de anos atrás, sem nunca obter bons resultados, e se acham mais qualificados para optar sobre o assunto Fórmula 1 porque "um dia competi"(!!!!), do que pessoas que observam e estudam o esporte de fora durante muito tempo.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979