Mudança de paradigma


Alguns podem dizer que estou exagerando, identificando uma tendência onde não existe nenhuma. Porém, este fim de semana pode ter sido o começo de uma mudança de paradigma da atividade automobilística brasileira no exterior.

Nos últimos quarenta e três anos, ficamos acostumados com muitas vitórias de pilotos brasileiros em uma vasta  gama de categorias de monopostos - Fórmula 1, 2, 3, Fórmula 3000, GP2, Fórmula Ford, Super-Ford, Fórmula Indy, Indy Lights, Saab-Barber, Dodge-Barber, Fórmula BMW, Fórmula Renault, Atlantic, A1GP, Fórmula GP Masters, World Series, Fórmula Nippon, Infiniti Pro, Fórmula Opel, AutoGP etc, etc. A lista é imensa.

Via de regra, os pilotos brasileiros procuravam fazer carreira nos monopostos.

Neste fim de semana, vimos três importantes vitórias de brasileiros nas classes turismo. Muito importante foi a vitória de Augusto Farfus no DTM, na re-estreante BMW, ao passo que Pietro Fittipaldi e Nelson Angelo Piquet obtiveram vitórias em categorias inferiores da NASCAR que só confirmam seu excelente desempenho na temporada.

Não que o desempenho dos brasileiros em monopostos nesta temporada tenha sido péssimo.  Castroneves ganhou duas corridas na Indycar, Luiz Razia foi vice campeão com quatro vitórias na GP2 e Pipo Derani conseguiu duas vitórias na F3 inglesa, por exemplo.

Entretanto, a NASCAR, graças a Piquet e Fittipaldi, se torna cada vez mais uma opção atraente para jovens pilotos brasileiros que desejam acima de tudo fazer carreira como pilotos profissionais, em vez de gastar milhões para chegar (quase nunca) na Fórmula 1.

Cabe notar que o piloto brasileiro que obteve mais títulos no exterior até hoje é o gaúcho Pierre Kleinubing, que ganhou cinco títulos na World Challenge e agora o título na GRAND-AM Continental Tire Sports Challenge Championship, todos com carros de turismo. 

Pode ser que eu esteja vendo pelo em ovo, porém, sinto que nos próximos anos os pilotos brasileiros passaram a considerar a opção turismo com seriedade, principalmente a NASCAR. 

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo baseado em Miami  
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979