A importância do DTM hoje em dia

À primeira vista, o DTM é só mais um campeonato para carros turismo. Seria importante pelo fato de ser um campeonato alemão, um dos países mais ricos do mundo, e certamente o mais rico da Europa.

Entretanto, sob o ponto de vista de marketing, é possível que o DTM seja o campeonato de automobilismo mais importante do mundo. Vejam a NASCAR. O campeonato é disputado por quatro marcas (logo, três). Três marcas de carros populares.

Com a volta da BMW,  o DTM passou a ser disputado pelas três principais marcas de carros de luxo do mundo, três marcas premium (BMW, Mercedes e Audi). Diga-se de passagem, o único palco no qual essas três marcas se enfrentam nas pistas.

Há muito que as marcas populares alemãs se afsataram do DTM. A Ford, que em certa época foi quase hegemônica na Alemanha com seus Capris, Escorts e Sierras, há muito que não é vista nos campeonatos teutônicos, e agora saiu oficialmente até dos rallyes. A Opel saiu do campeonato há alguns anos, e é muito difícil que volte, pois tem sérios problemas financeiros. A VW nunca participou.

Quando a Opel e Mercedes disputavam o campeonato, as torcidas seriam um deleite para Karl Marx, verdadeira luta de classes. O pessoal mais simples torcia pela Opel, as classes mais abastadas, para a Mercedes.

Nessa briga esportiva, quem se saiu bem inicialmente foi a BMW. A Audi me pareceu bastante fraca nesse ano, e pode ser que tenha que decidir entre Le Mans, onde enfrenta a Toyota, e o DTM.

Quanto ao acordo feito com os japoneses, provavelmente mexa com a equação. Certamente, deixará de ser um campeonato de marcas premium, a não ser que os nipônicos decidam usar suas três marcas de luxo, Infinitti, Acura e Lexus.

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo baseado em Miami 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUST HOW GOOD IS AI TRANSLATION?

Should you really build an Instagram audience?

INCREASING LISTING ENGAGEMENT IS THE WAY TO GO