Hamilton, Perez, Schumacher, mais dúvidas do que respostas

Pelo menos para mim não surpreendeu a saída de Lewis Hamilton da McLaren. A sua contratação pela Mercedes já era esperada por algum tempo, e mesmo fato de a McLaren ter oferecido o mesmo pacote de compensação não animou o inglês a permanecer na equipe que o nutre desde suas épocas de guri.

Muito menos surpreendeu o fato de Schumacher não ter renovado com a Mercedes, ou melhor, a Mercedes não ter  renovado com Schumacher. A equipe tem grande potencial, fundamentado no possivelmente melhor departamento de engenharia do mundo, muita grana e vontade de vencer. Schumacher simplesmente voltou diferente, e querendo ou não a idade influenciou e o cara (como todos nós) só está ficando mais velho.

O que realmente surpreendeu foi a contratação de Sergio Perez pela McLaren. Não que o mexicano não mereça, muito pelo contrário. O mais lógico seria sua contratação pela Ferrari, afinal de contas, já é (digamos, era) um piloto do esquema Ferrari. Com isso a McLaren faz as pazes com os latinos. Desde a última experiência com Alonso a McLaren tem evitado pilotos latinos. Perez parece ser bem diferente de molde de Alonso e Montoya, um latino light. Diga-se de passagem, Hamilton é um anglo dado a faniquitos latinos...

O grande ponto de exclamação é, o que vai ocorrer com  a Ferrari. Duvido que contratasse Schumi, com certeza isso não vai ocorrer.

Muitos acham que a Ferrari fica com Massa mais um ano. A pergunta é, porque faria isso? Massa tem custado muitos milhões de dólares à equipe, nos últimos anos, pois a sua pontuação contribui muito pouco para a posição da equipe no Mundial de Construtores, que paga as contas. Dizem que a venda de carros Fiat no Brasil compensaria isso, porém duvido que muitas pessoas vão às concessionárias FIAT no Brasil pensando "vou comprar um Fiat porque Massa corre na Ferrari". Pode ser que Massa tenha ficado por preferência de Alonso. Já imaginou se Perez entra na Scuderia e começa a andar mais rápido do que o espanhol logo de carra? Não acho impossível, o mexicano andou muito este ano com uma humilde Sauber. Seria a segunda Guerra Civil espanhola.

Por outro lado, pode ser que a Ferrari esteja esperando alguém para 2014, alguém já comprometido para 2013 ou impossibilitado de correr. Dois nomes óbvios surgem à mente, Sebastian Vettel e Robert Kubica.

Vettel já chegou a declarar que gostaria de um dia pilotar para a Ferrari. Quem sabe em 2014? Já Kubica está se recuperando de lesões no braço e mão. Muitos dizem que não volta mais à F1. Como não sou ortopedista ou neurologista, vou deixar os diagnósticos médicos de lado. Se depender de vontade, Kubica volta sim.

O fato de Kubica ser contratado como piloto de testes da Pirelli é emblemático de que algo está acontecendo. Este posto permite ao piloto testar o ano inteiro, ganhando quilometragem, pois os testes não são usados em benefício de nenhuma equipe. É a posição ideal para o polonês. Como a Pirelli é italiana, chegue às conclusões que desejarem.

Quanto a Vettel, está batalhando pelo campeonato, porém, cabe lembrar que esta temporada não está sendo rósea para a Red Bull. A equipe que dominou no ano passado, e chegou perto de dominar em 2010, só ganhou quatro corridas. Pode ser uma hora para um "desafio novo" para Vettel. Só não vejo Alonso e Vettel trabalhando juntos...

Não me surpreenderia, entretanto, se um certo Kimi Raikkonen fosse re-contratado pela Ferrari. Não seria a primeira vez que a equipe faz isso, de fato, historicamente a Ferrari é dada a re-contratações, embora não faça isso desde os tempos de Gerhard Berger. Não escondo de ninguém que meu sonho de consumo seria ver Kimi campeão neste ano, com a Lotus, porém fica claro que o carro está sempre atrás de alguém, seja a Ferrari, McLaren ou Red Bull. Sem ganhar corridas é quase impossível para o Kimster.

Pode ser que o temperamento "efusivo" do finlandês não perturbe tanto Alonso.

A saída de Kimi criaria um óbvio vácuo na Lotus. Não que não haja outros pilotos interessantes para preencher o espaço. O próprio Massa poderia ser uma opção, o Hulkenberg, ou quem sabe até Barrichello, ou loucura das loucuras, Schumacher.

Sim, por que o veterano alemão, rei dos recordes, aparentemente ainda não desistiu de correr na F1! Há quem diga que está negociando com a Sauber. Não entendo exatamente o que Schumi pretenderia correndo pela Sauber. A equipe suíça fez algumas grandes corridas neste ano, porém, acho que o fator Perez contou muito. Na hora do vamuvê o carro não é essas coisas e Schumi desapontará novamente
   
Ainda tem alguma grande surpresa pelo caminho.

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo, baseado em Miami

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