Conta outra

Algumas versões oficiais são difíceis de engolir, e entendo que devemos respeitar um homem que já foi sete vezes campeão de Fórmula 1.

Entretanto, é difícil engolir a versão oficial da Mercedes de que contratou Lewis Hamilton para o lugar de Michael Schumacher devido à indecisão demonstrada pelo alemão em renovar pois mais três (que seja, um) ano, que este foi o fator que levou a equipe a contratar Lewis!!! Ou seja, não seria o fraco desempenho demonstrado pelo alemão nas três últimas temporadas que levara a equipe a procurar um substituto no primeiro time.

Com isso, somos levados a crer pela fictícia versão oficial de que não só a negociação com Lewis Hamilton foi feita à toque de caixa, como também a contratação de Sergio Perez pela McLaren! Querem que acreditemos que a Mercedes gostaria de ficar com Michael até quase 50 anos de idade, obtendo nonos lugares e aqui e ali entrando na traseira de carros à sua frente com bastante espaço para escapar. Risível.

Supostamente, teria sido o anúncio da contratação de Sergio Perez pela McLaren que teria levado a Mercedes a confirmar a contratação de Hamilton hoje.

Com certeza, o evento decisivo que deslanchou a troca de pilotos foi uma indecisão, sim: a indecisão da Ferrari de contratar Perez, julgando-o um piloto "ainda inexperiente". Isso já vem rolando, pelos meus cálculos, desde que Perez obteve seu primeiro segundo lugar do ano, quando começaram a colocar o mexicano na "rossa" . Façam as contas. Isso abriu as portas para Perez procurar uma opção, e as duas mais lógicas eram justamente a McLaren e a Mercedes.

O descontentamento de Hamilton na McLaren se tornou patente nos últimos dois anos. Na temporada passada Lewis ainda teve que ver seu companheiro de equipe brilhar, enquanto passou a maior parte da temporada tendo altercações físicas na pista com Felipe Massa. Neste ano as coisas não foram muito bem para Button nas primeiras corridas, porém já se recuperou. Não haveria razão para a McLaren querer se desfazer de Jenson.

Apesar disso, Hamilton e McLaren têm sido um par veloz, muitas vezes o mais veloz do campeonato. Só não ganharam em Cingapura por causa da transmissão.

Isto me leva a crer que o assédio da Mercedes à Lewis tem sido incessante há muitos meses, e provavelmente também estavam conversando com Perez com bastante interesse. Há tempos que já desistiram de Michael, pois ficou claro que o alemão já não é um piloto do primeiro time e a sua situação obviamente não vai evoluir, só tende a piorar.

Digo isso por que Nico Rosberg é um senhor piloto, e ainda assim, a Mercedes tem demonstrado dificuldades em alguns circuitos. Esse papo de Lewis querer "um novo desafio" é conversa para boi dormir. Quem gosta de desafio é repentista. Pilotos de Fórmula 1 gostam de carros que ganham corridas e muito din-din na mesa. O resto é papo.

Ou seja, as negociações com Hamilton já estão rolando há meses, e a Mercedes conseguiu convencer o moçoilo. Portanto, há meses que Michael já fora descartado pela equipe alemã.

Para o alemão, a única solução lógica é a aposentadoria. Se for para a Sauber, por exemplo, simplesmente estará admitindo a ignomínia de que foi despedido de uma equipe pela primeira vez na sua longa e nobre carreira. Melhor pegar o capacete vermelho e ir contar seus milhões de Euros. Se precisar de ajuda estou aqui, enxergo bem com óculos e só cobro 5% de comissão. E sou honesto, embora cheio de opiniões.

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo baseado em Miami   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979