As preliminares da F2 em 1972

Para um aficcionado atual do automobilismo, acostumado com calendários de F1 com vinte corridas, e herois que correm exclusivamente nos GPs, é um pouco difícil entender a F2 do início da década de 70.
Naquela época de calendários mais enxutos, e salários bem mais curtos, os pilotos ainda ganhavam uma boa grana pilotando em outras categorias, como Esporte-Protótipo, Fórmula 5000, Can-Am, Turismo, GT, Fórmula Indy, e acima de tudo, a Fórmula 2. De fato, pilotos de GP ainda ganhavam muitas corridas da categoria, e em 1972 nosso futuro campeão Emerson Fittipaldi ganhou três corridas do Campeonato Europeu.
Sendo assim, a Fórmula 2 era uma categoria de prestígio, na qual um novato podia combater por posições contra pilotos mais experientes, em alguns casos, até ex-campeões mundiais como Graham Hill e John Surtees.
As duas temporadas brasileiras de F2 deram assim oportunidades ímpares para bons pilotos brasileiros disputarem a categoria sem ter que vender todos os seus bens e embarcar numa aventura europeia. Em 1972 um desses pilotos foi Pedro Victor de Lamare, na época o rei da Divisão 3.
Não foi surpreendente que Pedro Victor, mais preocupado com a sua chance de brilhar entre algumas estrelas do automobilismo mundial como Ronnie Peterson, não tenha participado das preliminares do Torneio, dedicadas a carros da Divisão 3.
Não teve Pedro Victor, porém o carro da sua equipe lá estava, com Carlos Quartin de Moraes. E este, diga-se de passagem, simplesmente aniquilou com a concorrência.
Alguns diriam que foi até covardia. O carro da equipe Eletroradiobras era muito melhor do que os concorrentes, em grande parte, Fuscas de 1600 cc. Cacó, como era conhecido, ganhou as quatro corridas, não dando qualquer chance para Fabio Crespi ou Luis Celso Giannini, os únicos dois outros pilotos com Opalas 4100.
Também disputaram o pequeno torneio os Opalas 2500 de Giuseppe Ferruglio, José Argentino e Leopoldo Abi-Eçab, e o FNM 2150 de Frederico de Morais.
Entre os Fuscas, muita gente boa. José Pedro Chateaubriand deixou o FNM em casa e correu com VW, assim como Alfredo Guarana, Teleco, Ricardo di Loreto, Newton Pereira, Fausto Dabbur, Plinio Riva Giosa, Edson Yoshikuma, Amando Ferreira, Josil Jose Garcia, Hiroshi Yoshimoto, Mario Pati Junior, Ney Faustini e Waldeban Rodrigues.
Os resultados das provas foram
Primeira, 29 de outubro
1. Carlos Q. Moraes, Opala 4.1, 5 v 18m12.67s
2. Amando Ferreira, VW
3. Fausto Dabbur, VW
4. J.P. Chateaubriand, VW
5. Newton Pereira, VW
6. L.A.S. Veiga, VW
7. H. Yoshimoto, VW
8. Josil Garcia, VW
9. Plinio Giosa, VW
10. Jose Alverne, VW
Segunda, 29 de outubro
1. Carlos Q. Moraes, Opala, 5 v 18m16.69s
2. Alfredo Guarana, VW
3. Fausto Dabbur, VW
4. Amando Ferreira, VW
5. Hiroshi Yoshimoto, VW
6. L.A.S. Veiga, VW
7. Newton Pereira, VW
8. Jose Alverne, VW
9. Sergio Alhardeff, VW
10. Waldeban Rodrigues, VW
Terceira, 5 de novembro
1. Carlos Q. Moraes, Opala 5 v 17m46.53s
2. Newton Pereira, VW
3. L.A. S. Veiga, VW
4. Amandio Ferreira, VW
5. J.P. Chateaubriand, VW
6. F. Dabbur, VW
7. Ney Faustini, VW
8. H. Yoshimoto, VW
9. Wilson Sapag Hr, VW
10. Luis Scalamandre, VW
Quarta 5 de novembro
1. C.Q. Moraes, Opala 4100 5 v 18m05.15s
2. N. Pereira, VW
3. L.A.S. Veiga, VW
4. Plio Giosa, VW
5. Hiroshi Yoshimoto, VW
6. J.P. Chateaubriand, VW
Newton Pereira foi o campeão entre os VW, e Cacó, logicamente, entre os carros grandes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979