Carros de F5000 - Eagle

Já falei bastante dos carros europeus. Agora vou falar de um dos principais americanos, o Eagle.
Dan Gurney resolveu abandonar a aventura da F1 em 1968, mas a experiêcia lhe valeu muito. Nos anos seguintes, a Eagle se tornou a principal fornecedora de carros de Formula Indy, chegando a contar com mais de 20 carros no grid da Indy 500 de 1973. Na F-5000, a Eagle também esteve presente com sucesso.
O Eagle de Formula A 1968 (o nome F5000 seria implementado no ano seguinte) foi projetado por Tony Southgate, e ganhou o campeonato daquele ano com Lou Sell. O motor era Chevrolet. Diversos exemplares foram produzidos, e pilotos como Tony Adamowicz, Bobby Brown, Ronnie Bucknun e Monte Shelton pilotaram Eagles na F5000.
Já o Eagle A73 foi produzido em 1974. Entre outros, James Hunt pilotou um desses Eagles, em Laguna Seca, chegando em segundo. Brett Lunger também pilotou um desses modelos.
Já o Eagle 75S - um dos meus carros prediletos de F5000 - apareceu em 1975. Vern Schuppan chegou em segundo com este carro no GP de Long Beach. Bobby Unser, diversas vezes vencedor da Indy 500, também pilotou o carro.
Que eu saiba, nenhum Eagle de F5000 correu na Europa.

O lindo Eagle 75S

Comments

Popular posts from this blog

O piloto de Fórmula 1 mais rico do mundo

Patrocínios e patrocinadores – nem tudo que reluz é ouro

Uma grande decepção