Carros de F1 no Shellsport de 1976

Sem dúvida a presença de carros de F1 aumentou bastante o interesse no campeonato Shellsport de Grupo 8 de 1976, que passara a substituir a F5000. Não foram tantos assim, mas foram suficientes para chamar a atenção da mídia e do público.
Já falei sobre o Brabham BT42 do Luigi Mimmo Cevasco e do March 761 do Karl Oppitzhauser. Agora passemos aos outros.
O espanhol Emilio de Villota, que havia tentado a classificação no GP da Espanha daquele ano, pilotou o Lyncar de F1 já partir da primeira etapa. Nesse ano de Villota não foi competitivo, e ficava atrás de muitos carros de F2 e Atlantic, mas eventualmente (em 1977) se tornou um dos melhores pílotos da série.

O Lyncar com De Villota
Divina Galica foi uma das sensações da série pilotando um Surtees TS16, obtendo boas colocações durante o ano. Divina estava longe de ser uma Danica, tanto em termos de velocidade como de beleza, mas lembrem-se que naquela época eram poucas as mulheres a se meter em corridas de monopostos.
Brian MacGuire tinha à sua disposição um Williams FX4, e já esteve inscrito na primeira corrida. Brian ganhou a décima prova, em Thruxton, uma das poucas vitórias dos F1 no Shellsport daquele ano.
A equipe Team PR Reilly inscreveu o Shadow DN1 chassis 6A para diversos pilotos, inclusive Roger Springett, Richard Scott e Lella Lombardi. A mesma equipe inscreveu um DN3, chassis 2a, para Mike Wilds.
A equipe Ultramar esteve presente com um Ensign MN174, chassis MN02, para Guy Edwards.
A Hexagon of Highgate, equipe de John Watson na F1 em 1974, esteve presente com um Penske PC3, chassis 002, pilotado por Damien Magee e Derek Bell.
A RAM Racing inscreveu seus mal sucedidos Brabham BT44 em algumas provas, para Andy Sutcliffe, que teve alguns resultados razoáveis com o carro. A mesma equipe também inscreveu um Brabham BT42, chassis BT42;2, para Guy Edwards, que ganhou a Gold Cup em Oulton Park.

O Brabham com Edwards na Gold Cup
Como podem ver, ter um F1 não foi garantia de sucesso no campeonato daquele ano. Principalmente carros equipados com o motor Ford GAA (Purley e Magee) tiveram desempenho superior, e mesmo carros com motor Chevrolet 5 litros e carros de F2 frequentemente andaram na frente dos carros equipados com motores Cosworth DFV.
O quadro mudaria a partir de 1977.

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