A primeira vitoria do Dodge 1800

Antes de mais nada, que fique claro. O Dodge 1800, ou Polara, está longe de ser um clássico das pistas, mas entre 1973 e 1976 foi usado nas corridas de Divisão 1 e até mesmo na Divisão 3.
E a primeira vitória de um Dodge 1800 nas pistas se deu logo no primeiro ano da Divisão 1, em 1973.
Na nascente categoria, viviam mudando os limites de cilindrada da categoria A pois os 1800 do Dodge o colocavam numa posição intermediária. As 25 Horas de Interlagos tiveram 5 categorias, e na maioria das outras corridas, o limite da A era 1600 cc. Numa corrida não foi, e o Dodge ganhou.
Foi na SPI-200 Milhas de Interlagos, corrida promovida pelo Avallone Motor Club e realizada em 28 de outubro de 1973 na pista completa de Interlagos. Nessa ocasião a Classe A aceitava carros de até 2 litros.
O Dodge em questão foi pilotado pelo grande Ingo Hoffmann, assessorado pelo capaz Mario Ferraris Neto. A dupla chegou em décimo primeiro na geral, completando 36 voltas, foram seguidos por uma tropa de Chevettes, Chico Gabriel Neto-Atilla Sipos, Aloisio Andrade-Laercio Santos, Eduardo Doria-Luiz Brazolin, Vicenzo Jaconelli-Pietro Jaonelli, Alfredo Guarana Menezes-Alfredo Menezes de Mattos, Jose Pangela-Fradinho. O primeiro produto VW chegou em oitavo na classe.
Na geral, a corrida foi ganha por Luis Pereira Bueno e Jose Renato Catapani, que tocaram um Maverick da Equipe Hollywood. A pole position foi obtida pela dupla Marivaldo Fernandes-Mario Pati Junior, também com Maverick, da Equipe Manah, e de fato foram estas duas duiplas que fizeram o show. Pati sofreu quebra do câmbio na última volta, mas conseguiu segurar a posição na frente de Fabrio Crespi-Carlos Quartim de Moraes. Bob Sharp mais uma vez pilotou o melhor Opala, que chegou em quinto, depois de largar em quarto, e um Dodge Charger, como Oliver Jolles e Cesar Rubinato, chegou em oitavo lugar. Pedro Victor de lamare participou da prova com Jaime levy, mas não aameaçaram os lideres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979