Por que não acreditar na primeira coisa que você lê

De 1969 a 1973, Anthony Pritchard, que já era autor de uma condensada enciclopédia de automobilismo, publicou um simpático anuário chamado Motor Racing Year. Destes comprei os exemplares de 1970, 71 e 72.

Além de cobrir a Fórmula 1, os anuários de Pritchard continham artigos completos sobre cada evento do Campeonato Mundial de Marcas, além de capítulos sobre outras séries importantes da época, como F2, Can-Am, Intersérie e Campeonato Europeu de Dois Litros. Curiosamente, os anuários de Pritchard eram praticamente os únicos a conter detalhados artigos individuais sobre as diversas provas de Fórmula 1 extra campeonato realizadas na época. De fato, outros anuários de 1971, como o próprio Autocourse e o anuário de Eddie Guba, só continham os resultados (incompletos) das corridas - e olhe lá.

Pois um dia destes, um amigo no Facebook publicou uma foto de Ronnie Peterson num March 711. E eu disse, "só o Ronnie Peterson mesmo para conseguir obter um segundo lugar num March com motor Alfa Romeo". O amigo que postou a foto, grande conhecedor da Fórmula 1, logo me corrigiu, dizendo que a melhor colocação de um March-Alfa Romeo tinha sido um oitavo lugar. Daí citei o amplo relatório  feito por Pritchard, na edição de 1971 do Motor Racing Year (páginas 138 a 141), da corrida Jochen Rindt Gedachtnis-Rennen, uma corrida extra campeonato realizada em Hockenheim.

Nessa reportagem, Pritchard diz, de maneira enfática, que Peterson pilotou um March com motor Alfa Romeo. Ocorre que, TODAS outras fontes encontradas na Internet e fora (inclusive os dois outros anuários supra citados), dão uma motorização mais tradicional, ou seja, o motor Cosworth!!!

Aí, fiquei com a pulga atrás da orelha. Pois, segundo disse, a reportagem de Pritchard, cujos livros geralmente não continham erros, insiste que Peterson pilotou o chassis 6, com motor Alfa Romeo. Sim, pois Pritchard indicava até qual chassis estava sendo usado por cada piloto, mesmo nas corridas extra campeonato. A informação é contida na lista de inscritos, no texto sobre os treinos (no qual Pricthard diz que Peterson tinha à sua disposição o chassis 02, com motor Ford, como reserva), e depois de forma super enfática, no final do artigo e no resultado da corrida. De fato, a última frase do artigo foi "Peterson was almost a minute behind at the chequered flag, but this was the best performance to date by a Tipo 33-3 Alfa-engined car". Ou seja, o autor faz questão de frisar que Peterson pilotou um carro com motor Alfa-Romeo!

E o resultado volta a indicar a motorização italiana no carro!

Como esta foi a única reportagem que li sobre esta corrida, ganha por Jacky Ickx, fixou-se na minha mente o fato (ou seria mentira?) de que Peterson teria sido autor de um ato heróico ao levar um March-Alfa ao segundo lugar numa corrida F1.

Ocorre que a reportagem de Pritchard é o único lugar que achei, em papel ou online, que diz que Peterson usou o carro com motor AR. O site em homenagem a Peterson, sueco, chega a dizer que Ronnie treinou com o carro com motor Alfa naquela corrida, porém, correu com o Ford.

Desilusões e micos à parte, ficam aqui algumas considerações. Primeiro, se o Peterson, o rei dos segundos lugares em 1971, chegou em segundo em Hockenheim, o quase um minuto que o separaram de Ickx numa corrida tão curta me pareceu muita coisa, se o carro estava de fato equipado com o motor Ford. Isto poderia ser um indício de que o motor era o menos veloz Alfa.



Porém, por que Pritchard estaria contra o resto do mundo? Será que o resto do mundo simplesmente supôs que o March usado por Peterson naquela corrida era o convencional March-Ford?

O que teria levado Pritchard a cometer tamanha gafe (se é que ele estava errado), e reiterá-la em quatro lugares diferentes no seu livro?

O fato é que Pritchard era um prolífico autor de diversos outros livros, um deles ainda não lançado, sobre uma série de assuntos pertinentes ao automobilismo. Um autor altamente respeitado e minucioso.

E Anthony era única pessoa que poderia responder estas perguntas. Era por que, infelizmente, morreu vítima de um acidente em outubro deste ano...

Por isso, sempre questione (saudavelmente) qualquer informação sobre o automobilismo que lhe parece "inusitada". Verifique diversas fontes, antes de assinar em baixo. Ou pague mico, como eu paguei.

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