Emilio Zambello

Emilio Zambello foi o primeiro piloto que conheci na vida, e posso dizer sem exagero, parcialmente responsável pela minha paixão pelo automobilismo.

Eis aqui a história.

O ano era 1969. Naquela altura dos acontecimentos, já sabia um pouquinho sobre o mundo das corridas. Minha introdução tinha sido um álbum de figurinhas da Disney, que me apresentou a exóticos nomes como BRM, Brabham e Cooper. Naquele mesmo ano de 1969, sempre que minha humilde mesada permitia, comprava uma ou outro Auto Esporte. Portanto, já sabia o que era a Equipe Jolly.

Uma bela noite, assistindo a TV, vi uma reportagem sobre a equipe. Uma (ou duas) das Alfas GTA tinham sido usadas numa cena de uma novela, e a reportagem foi feita, obviamente, como uma gentileza promocional. E daí veio a bomba - descobri que a garagem da equipe Jolly, ficava há pouco mais de um quarteirão da minha casa, na Rua Frederico Steidel.

Enquanto minha mãe não me levou lá, não sosseguei. Já fui inclusive com o nome de Emilio Zambello. Lá, fui muito bem recebido, da fato, como se estivesse pronto para comprar meia dúzia de GTAs. Zambello me mostrou a oficina, as Alfas para revenda, inclusive três Corvettes novas que tinha acabado de receber. E me mostrou as joias da casa, a Alfa P33 e as três GTA. Além disso, me deu prospectos da Alfa Romeo e adesivos. Infelizmente, não tenho mais estes objetos - como gostaria de tê-los guardado direitinho...

Um ano depois, o showroom da Jolly foi mudado para a minha rua. De vez em quando, apareciam a 23, 27 e 25, fazendo o maior barulho. Para mim, uma orquestra.

Assim, o primeiro piloto que conheci foi um verdadeiro gentleman, que tratava tão bem os endinheirados globais da época, como o Jo Soares, assíduo cliente da Jolly, como um moleque magrinho de 8 anos sem um tostão no bolso. Ficou esta boa impressão na minha mente, o resto da minha vida.

Infelizmente, nunca mais o outrora moleque já não tão magrinho o viu. Toda vez que ia a São Paulo pretendia procurá-lo, porém, não aconteceu. Entretanto, o melhor legado que uma pessoa pode deixar são boas memórias e boa impressão. Isto não tem preço, e tenho certeza que Emilio Zambello deixou sua marca com muitas pessoas.

Minhas sinceras condolências à família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979