...e porque a grande maioria dos sites brasileiros de Automobilismo não é comercialmente viável

Em 1990, comecei a editar anuários de exportadores e importadores, que chegaram a ser vendidos em mais de 50 países. Em 1995, senti que a internet mudaria a distribuição deste tipo de informação, e logo coloquei um site no ar, o Brazilexporters.com. O modelo comercial inicial não foi bem sucedidoe  em pouco tempo cheguei à conclusão de que o futuro da informação online seria bem diferente do até então praticado - pois até aquela época, informações eram vendidas a um bom preço, e logo, seriam distribuídas gratuitamente. Foi exatamente isto o que ocorreu, num curtíssimo prazo.

O site continua no ar até hoje, embora atualmente exista para promover meus humildes serviços de tradução, que sempre pagaram minhas contas. Entretanto, a experiência que me deu esta prematura entrada na internet - meu site existe há mais tempo do que o google, afinal de contas - tem sido valiosa.

Entre outras coisas, o site brazilexporters.com também abriga até hoje o meu blog de automobilismo de maior sucesso, o blogdoautomobilismo.com, que apesar de praticamente parado há mais de ano, ainda gera muito tráfego através de consultas na internet.

O que tenho visto, entretanto, é site após site de automobilismo, todos criados com óbvias intenções comerciais, interromperem suas atividades. É triste, e na realidade, não é algo específico dos sites de automobilismo, pois ocorre com todos outros nichos.

Sei que algum ou outro pode ficar chateado com o que vou dizer, porém, se me preocupar com isso, não escrevo nada. Portanto, têm dois trabalhos, se chatear, e depois deschatear.

Logo que iniciei as atividades do brazilexporters.com, notei um tráfego notável, pois para quem estava acostumado com revistas e anuários, milhares de visitas numa ainda desértica internet parecia algo fora deste mundo. Sem contar a variedade geográfica, visitas do mundo inteiro, diariamente. Um dia, o atualizador de visitas do provedor deu a louca. De modo geral, as informações eram atualizadas diariamente. De repente, começaram a ser atualizadas em tempo real, sem qualquer explicação, e os números eram impressionantes para um site que mal tinha cem páginas. Não durou muito a armação do medidor. Foi a primeira vez que entendi que os números de consultas na internet são exagerados por essência, e que tem sido assim desde o princípio.

O site promovia exportações brasileiras, e era escrito em inglês, sendo assim, era explicável a torrente de visitas de usuários do mundo inteiro. Entretanto, à medida que fui experimentando com outras configurações, temas e idiomas, entendi uma coisa desagradável. A maior parte do tráfego de internet é lixo, e tem sido assim deste o princípio, continua até hoje. Isto porque quando comecei a colocar meus humildes textos sobre automobilismo brasileiro online, descobri que o mundo inteiro estava interessado nas peripécias da Equipe Willys, da Jolly, da Super-Vê brasileira!!! Sim, pois eram constantes visitas da Nigéria, Rússia, Filipinas nos meus posts sobre as antigas corridas de carreteras em Interlagos...Se não perceberam a ironia, percebam.

Quem seriam estes visitantes? Simples, operadores de SPAM ou de sites ilícitos (ou estelionatários internacionais de carteirinha), que ficam vigiando brechas em blogs ou sites para roubar informações ou obter links para aumentar seu ranking no google.

Uma outra grande parte dos visitantes também são robôs lícitos, estes do google, do bing e outros motores de busca, que visitam com frequência as páginas de sites que são atualizados com frequência.

De fato, os sites de jornal ganham de lambuja milhões de visitas fantasma por dia. Sim, pois jornais produzem centenas de páginas estáticas por dia, que em pouco tempo viram milhões . E imagino que também recebam pencas de visitas russas, filipinas e nigerianas.

Há ano e pouco atrás, resolvi colocar blogs no google, para ver se a coisa era diferente por estas bandas. Não é. De fato, segundos depois de postar este texto, apareceram umas 100 visitas "fantasma" no painel de controle do blog googleano, nenhuma das quais aparece como pages views. Ou seja, se você postar umas 30 coisinhas por dia, no final do ano terá somado a bagatela de quase 3.250.000 visitas fantasma, só nesta brincadeira!

Sem contar as visitinhas de leitores automatizados, trackers e outras coisas e outros itens de sites (como fotos, arquivos gráficos, etc) que são contados como hits por medidores.

Fiz uma experiência com um post num dos meus blogs, que gerou, num curto espaço de tempo, nada menos de 100.000 page views. Quase todos, de robôs, que foram sumariamente enganados por algumas "desinformações" contidas no post. Pode ser que um dia conte esta epopeia, pode ser que não.

Na realidade, na atual super-congestionada internet, é muito difícil ter "page views" realmente realizados por leitores humanos.  E os anunciantes, aqueles que desembolsam dinheiro para patrocinar sites, estão mais do que cientes disso. Um milhão de pageviews não impressiona mais ninguém no meio publicitário. Isto porque hoje o pessoal da grana sabe que este milhão na melhor das hipóteses signifca umas vinte mil pessoas viventes e respirantes. O resto, são robôs que até segunda ordem não compram carros, imóveis ou refrigerantes.

As outras opções de monetização também são insuficientes. Quando adotei o pay-per-click nos meus sites, em 2006, ganhava uns 300 dólares por mês. Hoje, com um número de páginas 10 vezes maior, recebo cem dólares a cada SEIS MESES!!

As outras técnicas para contextualizar sites e blogs também não funcionam mais. Procurar um número grande de links externos, através de esquemas "toma lá-dá cá" não resulta em grande coisa. O algoritmo do google é concebido para detectar links mútuos, e na realidade, rebaixa a classificação de sites com muitos links mútuos. Creio que links dos facebooks e linkedins da vida logo, logo serão hostilizados pelo google.

Recentemente comprei um livro sobre tendências em Paris, e fiquei assustado com o que li. Para um blogueiro ser considerado "formador de opinião", na concepção do autor, bastam cem page views reais por dia! A palavra importante é "real". Parece-me que os parisienses são bem realistas neste quesito, do que nós brasileiros. Diga-se de passagem, somos dados a exageros numéricos no nosso querido Brasil.

Façamos um apanhado geral. Considerando todos os aspectos elencados acima, chega-se à conclusão que o insucesso comercial dos sites de automobilismo tem a ver com a produção baixa de números "reais", ou seja, efetivos, que são percebidos com clareza pelos anunciantes, apesar de tanta hipérbole, seja ou não proposital. Poucos anunciantes hoje em dia se impressionam com um milhão de page views, por que é sabido que este número se transforma rapidamente numa cifra menos impressionante de leitores verdadeiros.

Por outro lado, a internet só se torna comercialmente viável com o suporte de outras mídias, o que encarece qualquer projeto. Os sites dos jornais e revistas realmente têm um número grande de visitantes reais, por que os jornais e revistas em papel alavancam as visitas. Endereços de twitter e facebook contam com o respaldo de milhões de embalagens que os anunciam, ou anúncios de TV. Sites que só existem sem promoção paga na própria internet, geram tráfego de má qualidade. E os anunciantes sabem disso, infelizmente.

Some-se a isso um número muito grande de sites, com público escasso, e temos o desastre comercial. Infelizmente, é a mais pura verdade, senhoras e senhores. Don't shoot me, I am just the piano player.


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