As divisões do Facebook

Como no futebol, que tem primeira, segunda, terceira, etc divisões, assim divido (mentalmente) meus contatos no Facebook. Tenho quatro divisões, a quinta na realidade é a exclusão. Como no futebol, meus contatos podem subir ou descer de categoria. Não tenho um número fixo em cada categoria, entretanto, não cheguei a esse ponto de loucura ou de não ter nada mais o que fazer da vida.

Facebook e diplomacia têm algo em comum - a reciprocidade. É mais ou menos esse princípio que norteia meu regulamento facebuquiano.

Na primeira divisão estão os verdadeiros amigos que podem ser tanto amigos pessoais como somente virtuais. Sim, muita gente conheci no Facebook ou na internet, nunca vi na vida (e muitos provavelmente nunca verei), mas temos um nível legal e saudável de interação. Comento e curto o que dizem, discordando ou concordando, e fazem o mesmo comigo. Brinco com eles, e eles comigo. E sei que são pessoas que se importam comigo, e eu, com eles. Têm acesso a todo meu conteúdo.

Na segunda divisão estão as divas e divos. O relacionamento simplesmente não é muito saudável, por que é unilateral. Frequentemente são pessoas amigas pessoalmente, mas online, são egoístas. Adoram comentários e curtidas nas suas fotos ou pensatas, que são frequentes, mas não lhes ocorrer que o relacionamento tem que ser bilateral. No fundo, são narcisistas. Sequer respondem (ou curtem) qualquer comentário feito no seu wall. Quando detecto que a pessoa tem esse perfil, deixo também de comentar, pois não estou aqui para alimentar ego de ninguém. Frequentemente, quando nos encontramos pessoalmente tudo é ótimo.

A terceira divisão concentra o maior número de pessoas, os não fede-não cheira. Tenho um número imenso de contatos no Facebook que além de não me conhecer pessoalmente, provavelmente pensam que sou alguém importante, principalmente no automobilismo, por causa dos meus blogs. Uma quantidade imensa dessas pessoas nunca posta absolutamente nada, e provavelmente nunca entra no Facebook. Muitos não falem nem inglês, nem português, e nenhum outro idioma que eu domine. Alguns já devem ter morrido. Ficam ali por pura inércia. Na terceira divisão também estão os arranjadores de confusão. Infelizmente, tem gente que não sabe se relacionar, pessoal ou digitalmente. São pessoas antipáticas, que procuram sempre antagonizar, e mostrar ao mundo que estão certos o tempo todo. Algumas pessoas até foram simpáticas no passado, as agruras da vida as tornaram amargas.  

Na quarta divisão estão aqueles próximos de ser excluídos. Incluem pessoas que foram parte até mesmo da primeira divisão um belo dia, mas cujo comportamento recente (online ou offline) me faz questionar a veracidade ou sentido da "amizade". Por razões políticas, não excluo um ou outro (sei que tem gente que fica verificando sua lista de amigos o tempo todo, e fazem um escarcel se descobrem que foram excluídas). Em algumas situações, excluo a pessoa de ver meu conteúdo, e em casos extremos, me excluo de ver o conteúdo da pessoa, para não me perturbar. Também incluo nessa divisão os invejosos de carteirinha. Esses são sumariamente proibidos de ver meu conteúdo. Não quero que pensem muito em mim.

A quinta divisão é a sumária exclusão. Geralmente, pessoas que sem razão alguma, me atacaram em comunicação direta no facebook, sem razão alguma. Obviamente são pessoas que precisam fazer análise. Também tem alguns babacas, dos quais me enchi. Até hoje, nenhum excluído pediu para ser adicionado de volta. Se pedir, recuso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979