Parece até que a Danica leu meu post...

Brincadeira. Meu ego ainda não chegou neste nível. Sei que a Danica nunca leria meu blog, embora meus escritos já tenham sido lidos por familiares de ex-pilotos de F1 que não gostaram do que escrevi. Porém, a riquíssima Danica tem mais coisas a fazer da vida do que ler um blog de um tão humilde - e irrelevante - escriba como eu.

Outro dia escrevi sobre o final do reinado da mulherada da Indycar, em grande parte propiciado pela saída de Danica. Disse que DP provavelmente tinha chegado à conclusão de que nunca vai ser campeã, nem ganhar nada. Daí foi e marcou a pole na Daytona 500!

Nunca disse que Danica não era rápida. Isto provou ser diversas vezes. O Vittorio Brambilla também era rápido. Assim, o fato de DP ter obtido a pole na famosa corrida não deve ser uma grande surpresa. Se ganhar, aí calo o bico.

Longe de mim sugerir que a pole de DP foi programada. Não sou tão chegado a essas teorias de que tudo é arranjado no mundo atual, tudo é armação. Danica está numa boa equipe, conta com boa infraestrutura, e digo de novo, é rápida.

Porém, diria que a NASCAR tem muita sorte. É a primeira temporada inteira de Danica na Sprint Cup, e embora os chefões da categoria não queiram admitir, a NASCAR precisa muito da Danica.

Há anos que a fabulosa expansão de público da NASCAR acabou. As audiências não são lá aquela coisa, e a projetada expansão no público hispânico, com Juan Pablo Montoya, não se concretizou. Os resultados da internacionalização da categoria também foram aquém de desejados. Agora, se a Danica tiver uma boa trajetória na categoria, quem sabe haja uma boa expansão numa importante categoria demográfica, as mulheres.

No Brasil, de modo geral o público interessado no automobilismo é visto como elite. O esporte é considerado de elite. Nos EUA, o fã de NASCAR é, de modo geral, considerado o red neck, o caipira local. Uma grosseira generalização, porém, não de todo irreal. Dizer que gosta de NASCAR nos EUA te afasta de qualquer pretensão a fazer parte da elite.

Foi por isso mesmo que a expansão demográfica da categoria estancou.

Neste sentido, quem sabe Danica ajude um pouco a categoria. E nada melhor do que uma pole para criar um senhor evento midiático.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador do automobilismo. Vê muito pelo em ovos, também.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUST HOW GOOD IS AI TRANSLATION?

Should you really build an Instagram audience?

INCREASING LISTING ENGAGEMENT IS THE WAY TO GO