Algumas peculiaridades desta temporada

A temporada passada, por exemplo, teve uma peculiaridade: um número assombroso de acidentes fatais em diversas categorias mundo fora. Nesta, a peculiaridade vem sendo a mudança de guarda.

A categoria em que mais se viu esse fenômeno foi o DTM. Apesar da vitória de Mattias Ekstrom na corrida de hoje, na temporada inteira os veteranos sofreram. E há muitos nesse campeonato, a maioria ex-campeões: Scheider, Paffett, Green, Di Resta, Spengler, Rockenfeller, etc. De fato, o próprio campeão, Marco Wittman, nunca havia havia ganho uma prova até este ano, assim como Pascal Werlhein, Christian Vietoris, Maxime Martin. De fato, até a corrida de hoje somente o canadense Robert Wickens havia ganho uma corrida anteriormente.

Na F-1, a Mercedes parece rumar para o seu primeiro título da época moderna. Cabe lembrar que a Mercedes é uma das grandes veteranas do automobilismo, presente no esporte desde a época das corridas estradais do começo do século XX, continuando a ser grande protagonista nos anos 30, e depois, durante duas curtas temporadas, 1954 e 55. Entretanto, na fase moderna a Mercedes é uma equipe nova, existente desde 2010. E parece que o único piloto que tem chance de abocanhar o título da grande marca é Daniel Ricciardo, o único piloto a ganhar seu primeiro GP nesta temporada. Outra mudança de guarda.

O anúncio da Max Verstappen como piloto da STR também tem cheiro de mudança de guarda na F1, além de paradigma. Daqui para frente, é de se esperar que pilotos estreantes sejam na maioria teenagers. Já discuti bastante este assunto, em detalhes, e não vou me repetir.

Na Indycar, não houve grande mudança de guarda. Na realidade, dois pilotos da Penske, a maior vencedora da categoria, se alternaram na liderança do campeonato. A grande novidade, entretanto, foi o relativamente fraco desempenho das equipes Ganassi e Andretti, vencedoras dos títulos desde a última vitória da Penske num campeonato. A Ganassi, de fato, sofreu para ganhar corridas, numa temporada em que muitos ganharam provas. De fato, o número de vencedores foi recorde. E o número de pilotos vencedores atuantes na categoria é fora do normal. Num campeonato com uma média de 23 pilotos na pista, nada menos do que dezesete já ganharam provas!

Nas 24 Horas de Le Mans a Audi resiste, e ganhou mais uma vez. Só que desta feita, a Toyota esteve mais forte, e a Porsche teve uma performance para lá de digna, para uma equipe que voltava à categoria top depois de muitos anos fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979