Um encontro com um velho amigo

Imagino que para aqueles paulistanos que ficaram em São Paulo, cariocas que ainda moram no Rio, e soteropolitanos que nunca mudaram de Salvador, ainda é possível ter bastante contato com velhos amigos, de fato, é possível manter um belo círculo de amizade durante a vida inteira. Alguns mudam de cidade durante algum tempo, mas voltam e reencontram seus amigos.

Para mim as coisas não são tão fáceis. Saí do Brasil ainda adolescente, morei muito tempo em Nova Iorque, e agora estou em Miami. Por minha vida já se passaram milhares de pessoas, em uma vasta gama de ambientes, e parece que estou sempre trocando de grupos, pois aqui nos EUA as pessoas (americanos ou não) mudam com muita facilidade de cidade e mesmo de estado.

É certo que hoje existe o Facebook, e outras redes sociais, além do email e telefone barato, porém, a triste realidade é a seguinte: seja por falta de tempo, por falta de dinheiro, ou de oportunidade, nunca mais verei, pessoalmente, a maioria dos meus amigos.

Sendo assim, reencontrar um amigo que não via há mais de 45 anos é algo especial, e quando ocorre na base da surpresa, mais ainda!

As redes sociais podem ter seus defeitos. Porém, possibilita algumas coisas. Um dos meus amigos do Facebook, que conhecia este amigo, ficou sabendo que fui seu amigo de infância, e arranjou o encontro.

Pois foi esse amigo que iniciou meu interesse pelo automobilismo de competição, num longínquo 1969, e nunca tive a oportunidade de agradecê-lo.

Estava eu no escritório hoje, quando abre a porta, e SURPRESA! Meu amigo me achou em plena Miami.

A princípio não o reconheci, porém, a situação durou pouco.

Tenho que agradecer ao amigo Salvador Costa, que deu meu endereço.

Meu amigo chegou direitinho, num envelope amarelo. Não fiquem surpresos. Não se trata das cinzas de algum defunto. Salvador me mandou sua cópia do Álbum de figurinhas de Carros de Corrida, que foi publicado pela Abril em 1969. As figurinhas saíam nos exemplares do Tio Patinhas e Mickey, e foi ali que conheci, e me apaixonei, por Cooper, BRM, Lotus, Brabham, além de Ford GT40, Porsche 917, Matra-Simca e outros carros de competição, contemporâneos e antigos. Sem contar algumas breves referências aos nossos ases do volante, como Chico Landi, Emerson Fittipaldi, Luis Pereira Bueno e José Carlos Pace.
Logo comecei a comprar a Auto Esporte com uma certa frequência, e daí para frente se iniciou uma longa história de amor. Entretanto, ne época era muito bagunceiro e não guardava as coisas, e meu amigo se foi para o lixo!

Obrigado ao Salvador, pelo lindo gesto e gentis palavras. Muitas vezes questiono se valeu a pena escrever estes blogs e sites, porém, em momentos como este, posso dizer que valeu a pena, sim.

Por pouco não choro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979