Um ano para lá de ruim para ex campeões de F1

Entre os ex campeões de F1 no grid neste ano, somente um teve algo para celebrar - o campeão Lewis Hamilton, que ganhou seu segundo título. Os outros, Alonso, Raikkonen, Vettel e Button, só tiveram dor de cabeça.

Já houve temporadas em que os ex-campeões não foram bem. Houve temporadas, por exemplo, 1959, em que nem havia ex-campeões participando do campeonato. Porém, neste ano, havia cinco ex campeões, quatro dos quais certamente querem esquecer esta temporada.

Muitos consideram Alonso o melhor, mais completo piloto de F1 da atualidade. Porém, contra ele milita o fato de ter sido campeão pela última vez em 2006. Neste ano, pela primeira vez desde 2004, Alonso não ganhou sequer um GP. Também se foi pela noite a ilusão de que terminaria a carreira na Ferrari - o casamento de cinco temporadas até que durou muito. Agora Alonso pelo jeito vai mesmo para a McLaren, onde, cabe lembrar, não foi feliz em 2007. Sem dúvida a Honda é uma montadora com muitos recursos, que já obteve sucesso na F1, principalmente com motores turbo. Porém, acho que ainda assim a Honda vai sofrer nessa sua primeira temporada de volta. É bem possível que Alonso só volte a ganhar em 2016.

O companheiro de Alonso nete ano, Kimi Raikkonen, também sofreu. A Ferrari não era grande coisa nem para um piloto adaptado às condições do carro, e Raikkonen nunca se adaptou ao bólido desse ano, provavelmente projetado visando a técnica de Alonso. sendo assim, sua dose de sofrimento foi dupla. Fez uma ou outra corrida boa, porém, a única boa lembrança foi uma uma volta mais rápida no seu longo currículo de voltas mais rápidas. Ainda assim, provavelmente fez a coisa certa, pois a Lotus conseguiu ser pior do que a Ferrari neste ano.

O próximo companheiro de Kimi, Sebastian Vettel, também sofreu nas mãos do seu novo companheiro Daniel Ricciardo, que, confesso, me surpreendeu. Ricciardo basicamente foi melhor do que Seb o ano inteiro, e foi o único piloto não-Mercedes a conhecer a cor da vitória. Vettel havia ganho os últimos quatro campeonatos, o último de forma arrasadora. Só que nesse ano Vettel não só não conseguiu ganhar sequer uma corrida, porém, terminou atrás do seu novo companheiro de equipe australiano - este sim, teve muita causa para manter o sorriso constante.

Por último, Jenson Button poderá sofrer a ignomínia de não se aposentar da F1 de maneira apropriada. Jenson é o maior veterano da categoria na atualidade, e embora ainda corra muito bem, a McLaren poderá dispensá-lo no ano que vem. Entre outras coisas, com Button fora e Magnussen dentro, a equipe economizaria um saco de Euros de salário. E com um ainda imaturo Kevin, Alonso teria menos problemas do que com Jenson. O sofrimento real de Jenson provavelmente ainda está por vir.

Outros ex-campeões também tiveram seus problemas. Michael Schumacher segue fora do alcance da mídia, e alguns dizem, entrevado para sempre. Jacques Villeneuve passou um pouco de vergonha em Indy neste ano, e parece relutar em se aposentar de uma vez por todas.

De bom mesmo, só a volta de Emerson Fittipaldi nas 6 Horas de Interlagos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979