Assembleia de Ateus

Não sou ateu, porém, acho que é necessário, acima de tudo, respeitar o pensamento das outras pessoas, principalmente as que discordam de você, pois é a única maneira de manter-se uma convivência pacífica. O que não significa concordar com todo mundo, pois todas visões  diferentes não podem estar certas ao mesmo tempo.

Isto posto, uma das maiores críticas de ateus e agnósticos contra a religião "organizada" (suponho que exista a religião desorganizada então, mas deixa pra lá) tem sido as terríveis coisas que têm sido feitas nesse mundo em nome da religião. É incontestável que eventos como as Cruzadas, Inquisição e 911 deixaram marcas amargas na humanidade. Entretanto, é preciso separar as religiões - e suas instituições - de Deus. Na minha concepção, e de muitos, Deus é perfeito, e as igrejas, as instituições religiosas são imperfeitas por que são feitas por homens cheios de falhas, segundo seus padrões políticos, sociais, culturais e belicosos.

Aceitemos, portanto, a premissa de que muitas religiões organizadas causaram, e têm causado, muitos problemas no mundo. Além disso, muitas religiões (nem todas, o judaísmo, por exemplo, não é) são prosélitas, querem converter aqueles que não compartilham das suas ideias e dogmas. Isto não significa, obviamente, que todos religiosos são hipócritas, como os mais fanáticos anti-religiosos gostam de dizer. Aliás, os anti-religiosos gostam de dizer muitas coisas dos religiosos. Que são irracionais e incultos, por exemplo. Um ateu culto e racional disse a um teísta culto e racional: "Como você, com essa cultura, acredita nessas coisas?" Ele respondeu, meio que parafraseando o matemático Pascal: "Meu caro, só te digo uma coisa. Se você estiver certo, e eu errado, quando eu morrer, nada acontecerá comigo. Simplesmente virarei pó. Agora, se eu estiver certo, e você errado, você terá uma surpresa desagradável". Voltando à hipocrisia,  uma das suas principais características é criticar algo nos outros, e fazer exatamente a mesma coisa, tintim por tintim. Guardem bem esta frase.

Ou seja, a suposta organização de religiões em grupos, que acabam se tornando ávidos por poder terreno à medida que crescem, seria o grande problema.

Pois não é que o ateísmo está se tornando uma religião prosélita de mão cheia? E para lá de organizada!!! Nos EUA, por exemplo, existem diversas Assembleias (Sunday Assemblies) que se reúnem justo nos domingos para celebrar sua crença ateísta. Ou seja, em estrutura, passam a ser religiões organizadas!

Entre outras coisas, tais "assembleias" incluem diversos elementos de uma série de religiões. Convincentes palestras (sermões) para atrair os incertos, trazer de volta os desviados do "caminho racional",  alegres celebrações, momentos de "testemunho", partes musicais, que replicam cultos religiosos cristãos, judaicos e de outros matizes! Sem contar a ênfase em contribuições financeiras, sem as quais fica impossível o proselitismo e continuidade da obra, uma das coisas mais ferozmente criticadas pelos ateus como sendo pura manipulação...

O mais curioso, a meu ver, foi a escolha da palavra "assembleia". Pois assembleia, em grego é "ekklesia", justamente a palavra que deu origem à palavra igreja no nosso idioma e em outros!

Em suma, se a grande crítica dos ateus, tem sido a hipocrisia religiosa, está sendo praticada por uma larga parcela dos seus pares!

Sem dúvida, é um mundo curioso, este em que vivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

Emilio Zambello

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG