Os automóveis do mundo

No sábado, resolvi tomar café da manhã na Ocean Drive, a famosa avenida à beira da praia situada em Miami Beach. Não se enganem com os filmes de Hollywood, que geralmente colocam na Ocean Drive as mulheres (e homens) mais bonitos do mundo. Havia uma grande concentração de gente feia naquele sábado, e assim tem sido há algum tempo.

O lugar escolhido foi o News Cafe, assim chamado por que era mistura de restaurante e revistaria. Era ali que comprava minhas adoradas Autosport e Autosprint, até que um belo dia, a revistaria ficou com a metade do tamanho, e as revistas de automobilismo sumiram de Miami.

É a vida, é bonita e é bonita, diria o Gonzaguinha. Só não eram bonitas as pessoas em Miami Beach naquele dia e a falta de revistas do meu esporte predileto.

Como sou conhecido pela teimosia, fui visitar a meia-banca de qualquer forma. Não achei a Autosport, nem a Autosprint, porém, achei algo interessante. Uma edição especial da revista alemã Auto Motor und Sport, aquela mesma que patrocinava o Rolf Stommelen na F1 nos anos 70.

A revista não era sobre automobilismo de competição, mas sim, um compêndio com dados e fotos dos 3100 carros fabricados no mundo inteiro. Diga-se de passagem, algo que eu procuarava - e não achava - há algum tempo.

De fato, fizeram um ótimo trabalho, e a revista satisfez muito a minha curiosidade sobre as misteriosas marcas chinesas. Sim, sabemos da existência de uma ou outra, ou fatos como a construção de Buicks e VW na China. Porém, fiquei assustado com a quantidade imensa de marcas naquele país. Geralmente, são sedãzinhos pequenos ou SUVs básicos. Mais de uma dezena de obscuros fabricantes. Quando tiver mais tempo coloco um post sobre o assunto.

Além das montadoras de carros em série, também tem uma longa seção sobre fabricantes de carros fora de série, que inclui diversos brasileiros. Entre surpreendentes fabricantes de cópias do Ford GT40 na África do Sul e Austrália, há dois fabricantes curiosos, Vanwall e Connaught, o primeiro uma cópia literal do grande carro inglês de F1 dos anos 50. Esta seção é realmente deliciosa, e tenho certeza de que esta revista será folheada diversas vezes.

Auto Katalog Cover
Em suma, se tiver acesso à dita cuja, compre-a. Vale a pena. A internet tem todas essas informações, porém, estão todas dispersas. E esse é o grande problema da internet. Você acha de tudo, porém, dá muito trabalho achar tudo e quase nunca está num lugar só.

A partir de hoje, este blog não tratará só de automobilismo moderno. Tratarei de todos assuntos referentes a automobilismo de competição e automóveis.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979