O fim da era das "donas"

Há alguns anos atrás, a Indycar parecia estar ficando cor de rosa. Eram tantas as pilotas, pilotos do sexo feminino, que a categoria parecia passar por uma transformação. Tudo isso causado por um fenômeno chamado Danica Patrick.

Danica era o piloto que mais ganhava na categoria, disparado, e a mais popular figura. Por ser mulher, atraente para os padrões de automobilistas do sexo feminino de outrora, e promissora. Chegou a ganhar uma prova, porém, nas suas últimas temporadas, tinha se tornado um piloto burocrático, daqueles que não duram muito em equipes de ponta. Por muito menos, Dan Wheldon perdeu seu lugar na Ganassi.

Acho que no íntimo, Danica não nutre grandes ilusões de se tornar campeã de nada, nem de obter muitas vitórias. Assim, fez o que a cartilha do automobilismo americano manda. Pegou seus milhões em patrocínio e sua popularidade, e se mandou para a Nascar.

Durante a era Danica, acabaram surgindo oportunidades para diversas outras pilotas. Milka Duno, Sarah Fischer, Simona de Silvestro, Katherine Legge e até mesmo  brasileira Bia Figueiredo. Destas, só sobrou Simona, na realidade, a mais talentosa de todas. Inclusive muito mais talentosa do que Danica.

Katherine Legge foi bastante rápida na Formula Atlantic. Na Indycar, nunca conseguiu demonstrar a mesma forma. Passou algum tempo no DTM, onde também não teve desempenho maravilhoso.

Agora Legge foi substituída na sua equipe, a Dragon de Jay Penske (filho de Roger) po Sebastian Saavedra. Legge disse que foi ela que trouxe o patrocinador, e que o lugar é seu. Duvido que prevaleça, e provavelmente, seus dias na Indycar acabaram.

Simona, depois de passar uma temporada horrível no ano passado, na HVM com motores Lotus, agora será parceira de Tony Kanaan na KV. Uma melhora razoável, embora a KV não seja uma equipe de ponta - algo que ficou plenamente demonstrado por Rubens Barrichello no ano passado. Simona ocupa o lugar de EJViso, que se mandou para a Andretti, com os milhões de Chavez.

Para mim, acho que fechou-se um ciclo, a não ser, lógico, que Simona atinja seu pleno potencial. Isto só vai acontecer, se, como Danica, tiver a oportunidade de correr na Penske, Andretti ou Ganassi.

Até mesmo no DTM, as portas se fecharam. A veterana de muits anos na série, Susie Wolff (anteriormente Stoddart) se aposentou da categoria. Era a única "pilota" remanescente, depois da saída de Vanina Ickx e Katherine Legge. As três desapontaram, e nenhuma mostrou a velocidade de Ellen Lohr, esta sim uma bota e tanto, nos anos 90.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979