Crise na Indycar

Tudo indica que há uma crise interna na Indycar. De novo.

Na semana passada, Tony George foi o epicentro de mais uma crise. Haviam rumores de que TG, que criou toda a palhaçada da IRL nos anos 90, e é em grande parte culpado pela falta de prestígio do principal campeonato de monopostos dos EUA, estaria liderando um grupo para comprar a Indycar. Acabou renunciando ao seu posto no conselho, alegando conflito de interesse.

Hoje foi a vez do Diretor-Presidente (CEO) da Indycar, Randy Bernard, pedir demissão. Há quem diga que durante sua gestão as coisas melhoraram, outros dizem que pioraram. A Indycar ainda está bastante longe do prestígio da CART nos anos 90, e não consegue repetir um calendário inteiro, adicionando e retirando corridas, entre outras coisas. Já houve gente pior. Teve um cara, cujo nome me escapa à memória, que quase afundou a CART lá por volta de 2002, com ideias faraônicas, inclusive, a abertura do capital da empresa.

Quanto à organização em si, insiste que não está à venda, nem para George, nem para ninguém. Só que há rumores de que a NASCAR estaria pronta para comprar a combalida entidade, ou até mesmo Bernie Ecclestone. O nome de Eike Batista não surgiu como possível comprador, entretanto...E eu também não estou comprando.

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo baseado em Miami

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