A importância do DTM hoje em dia

À primeira vista, o DTM é só mais um campeonato para carros turismo. Seria importante pelo fato de ser um campeonato alemão, um dos países mais ricos do mundo, e certamente o mais rico da Europa.

Entretanto, sob o ponto de vista de marketing, é possível que o DTM seja o campeonato de automobilismo mais importante do mundo. Vejam a NASCAR. O campeonato é disputado por quatro marcas (logo, três). Três marcas de carros populares.

Com a volta da BMW,  o DTM passou a ser disputado pelas três principais marcas de carros de luxo do mundo, três marcas premium (BMW, Mercedes e Audi). Diga-se de passagem, o único palco no qual essas três marcas se enfrentam nas pistas.

Há muito que as marcas populares alemãs se afsataram do DTM. A Ford, que em certa época foi quase hegemônica na Alemanha com seus Capris, Escorts e Sierras, há muito que não é vista nos campeonatos teutônicos, e agora saiu oficialmente até dos rallyes. A Opel saiu do campeonato há alguns anos, e é muito difícil que volte, pois tem sérios problemas financeiros. A VW nunca participou.

Quando a Opel e Mercedes disputavam o campeonato, as torcidas seriam um deleite para Karl Marx, verdadeira luta de classes. O pessoal mais simples torcia pela Opel, as classes mais abastadas, para a Mercedes.

Nessa briga esportiva, quem se saiu bem inicialmente foi a BMW. A Audi me pareceu bastante fraca nesse ano, e pode ser que tenha que decidir entre Le Mans, onde enfrenta a Toyota, e o DTM.

Quanto ao acordo feito com os japoneses, provavelmente mexa com a equação. Certamente, deixará de ser um campeonato de marcas premium, a não ser que os nipônicos decidam usar suas três marcas de luxo, Infinitti, Acura e Lexus.

Carlos de Paula é tradutor e historiador de automobilismo baseado em Miami 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979