Será que um japonês finalmente fatura uma na F1?

Apesar de presentes na F1 desde 1975, nenhum piloto japonês ganhou na F1 até hoje. Aliás, nenhum asiático ganhou um GP, o único continente que não teve um vencedor na categoria, apesar de representado desde os anos 50 com B.Bira. Até a África teve seu vencedor (e campeão).

O primeiro japonês a correr numa prova de F1 foi Noritake Takahara, que correu com um March no Daily Express Trophy de 1974. Depois, Hiroshi Fushida tentou se classificar em GPs em 1975, com o fraco Maki.

Na época,   alguns bons pilotos japoneses disputavam corridas na Europa e EUA, Hiroshi Kazato, Tetsu Ikusawa e Masami Kuwashima. Porém, os primeiros a fazer algum sucesso foram Masahiro Hasemi e Kazuoyshi Hoshino, no GP do Japão de 1976. Com pneus especiais da Dunlop e Bridgestone, Hasemi fez a melhor volta com o Kojima e Hoshino chegou a andar em terceiro com um Tyrrel 007. Houve gente que disse que a suposta melhor volta de Hasemi nunca ocorreu, mas os dois nipônicos correram bem, sem dúvida.

Desde então, vez por outra aparece algum japonês na F1 que parece que vai emplacar. Aguri Suzuki chegou a obter um pódium com carro da Larrousse, Ukyo Katayama fez uma excelente temporada em 1994, porém, depois caiu de produção. Muito se esperava de Tora Takagi, e depois, de Takuma Sato. Sato fez excelente temporada em 2004, com a Honda, porém não se firmou a longo prazo. Hoje corre na Indy.

Para cada Sato, dois Nakajimas e Inoues, pilotos japoneses que geralmente chegavam à categoria por causa dos seus ienes e vínculos com fábricas, nada mais.

E agora temos Kamui Kobayashi, provavelmente o melhor deles. É um pouco estabanado, verdade, porém Kamui  é provavelmente o piloto mais combativo da F1, isso desde a sua estreia com a moribunda Toyota. Geralmente não consegue transformar essas performances em resultados, porém, como esta temporada está sendo esquisita, quem sabe...   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O taxista de São Paulo, e muito disse não disse

RESULTADOS DE CORRIDAS BRASILEIRAS REMOVIDOS DO BLOG

DO CÉU AO INFERNO EM DUAS SEMANAS - A STOCK-CAR EM 1979