Uma livraria especializada em automobilismo com L maiúsculo
Não escondo de ninguém, uma das principais razões por ter escolhido Milão como um dos destinos da minha mais recente visita à Europa era a Libreria dell'Automobile, cuja existência já sabia há algum tempo.
Confesso que estava pronto para ser desapontado. Já visitei inúmeras livrarias especializadas no assunto, em diversos lugares, e a maioria não existe mais, inclusive. Aqui nos EUA, livrarias "físicas" estão desaparecendo rapidamente. A Barnes and Noble, que passou a dominar o pedaço já nos anos 80, eliminou sua última grande concorrente, a Borders, e agora deu para fechar suas lojas físicas, inclusive a mais próxima da minha casa. Deseja concorrer com a Amazon online, tirando grande parte da delícia que é escolher um livro.
Na realidade, depois do desapontamento causado pela supostamente melhor livraria sobre o assunto em Londres, estava preparado para tudo, apesar da evidência fotográfica indicar que esta era A LIVRARIA.
E é.
O que diferencia a Libreria dell'Automobile das outras livrarias especializadas que visitei até hoje é o escopo internacional do catálogo. Geralmente, as livrarias em países anglos se concentram em livros em inglês. Entre outras coisas, cabe lembrar que a maioria dos livros de automobilismo do mundo ainda é escrita em inglês, sendo assim, esta livraria tem muitas raridades. Na Libreria dell'Automobile achei livros em diversos idiomas, e de diversas procedências diferentes: italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, holandês e até mesmo um dos livros do Paulo Scali.
Não tive tempo para examinar tudo, por que estava de viagem para Veneza, e depois tomaria um voo da Easyjet para Paris - portanto, tinha que pegar leve na bagagem.
Além dos livros comprados na Libreria dell'Automobile, comprei alguns outros já em Paris e Le Mans. A butique da pista de Le Mans me desapontou um pouco. Havia pouca variedade de miniaturas, e o setor de livros também não atendeu minhas expectativas. De fato, havia muita roupa, e coisas do tipo, que não me interessavam.
Comprei livros sobre diversos assuntos diferentes e difíceis de achar nos EUA. Um livro sobre a carreira de Bob Wollek, outro sobre a carreira dos Stuck (pai e filho), além de um terceiro sobre a dinastia Pilette. Achei também um livro sobre Teodoro Zecolli (na realidade o único livro em italiano que comprei), o eterno piloto reserva da Alfa, que alguns se lembrarão, correu nos 500 km de Interlagos de 1972. Achei um excelente livro sobre as 24 Horas de Nurburgring, outro sobre o GP da Nova Zelândia. Além disso, comprei um livro com a história completa do Europeu de Dois Litros, o anuário de Le Mans de 1982, um livro com a história da pista de Rouen e um livro sobre as corridas de Força Livre na Argentina da década de 10 a 40. Também adquiri alguns DVDs, que ninguém é de ferro. Lembre-se, entretanto, que se comprar DVDs na Europa você tem que ter um aparelho que reproduz DVDs de todos os sistemas.
O proprietário da livraria, Sergio, é super simpático e fale bem inglês. Fiquem avisados que a livraria fica fechada no domingo e na segunda-feira, e ele despacha para o mundo inteiro.
Confesso que estava pronto para ser desapontado. Já visitei inúmeras livrarias especializadas no assunto, em diversos lugares, e a maioria não existe mais, inclusive. Aqui nos EUA, livrarias "físicas" estão desaparecendo rapidamente. A Barnes and Noble, que passou a dominar o pedaço já nos anos 80, eliminou sua última grande concorrente, a Borders, e agora deu para fechar suas lojas físicas, inclusive a mais próxima da minha casa. Deseja concorrer com a Amazon online, tirando grande parte da delícia que é escolher um livro.
Na realidade, depois do desapontamento causado pela supostamente melhor livraria sobre o assunto em Londres, estava preparado para tudo, apesar da evidência fotográfica indicar que esta era A LIVRARIA.
E é.
O que diferencia a Libreria dell'Automobile das outras livrarias especializadas que visitei até hoje é o escopo internacional do catálogo. Geralmente, as livrarias em países anglos se concentram em livros em inglês. Entre outras coisas, cabe lembrar que a maioria dos livros de automobilismo do mundo ainda é escrita em inglês, sendo assim, esta livraria tem muitas raridades. Na Libreria dell'Automobile achei livros em diversos idiomas, e de diversas procedências diferentes: italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, holandês e até mesmo um dos livros do Paulo Scali.
Não tive tempo para examinar tudo, por que estava de viagem para Veneza, e depois tomaria um voo da Easyjet para Paris - portanto, tinha que pegar leve na bagagem.
Além dos livros comprados na Libreria dell'Automobile, comprei alguns outros já em Paris e Le Mans. A butique da pista de Le Mans me desapontou um pouco. Havia pouca variedade de miniaturas, e o setor de livros também não atendeu minhas expectativas. De fato, havia muita roupa, e coisas do tipo, que não me interessavam.
Comprei livros sobre diversos assuntos diferentes e difíceis de achar nos EUA. Um livro sobre a carreira de Bob Wollek, outro sobre a carreira dos Stuck (pai e filho), além de um terceiro sobre a dinastia Pilette. Achei também um livro sobre Teodoro Zecolli (na realidade o único livro em italiano que comprei), o eterno piloto reserva da Alfa, que alguns se lembrarão, correu nos 500 km de Interlagos de 1972. Achei um excelente livro sobre as 24 Horas de Nurburgring, outro sobre o GP da Nova Zelândia. Além disso, comprei um livro com a história completa do Europeu de Dois Litros, o anuário de Le Mans de 1982, um livro com a história da pista de Rouen e um livro sobre as corridas de Força Livre na Argentina da década de 10 a 40. Também adquiri alguns DVDs, que ninguém é de ferro. Lembre-se, entretanto, que se comprar DVDs na Europa você tem que ter um aparelho que reproduz DVDs de todos os sistemas.
O proprietário da livraria, Sergio, é super simpático e fale bem inglês. Fiquem avisados que a livraria fica fechada no domingo e na segunda-feira, e ele despacha para o mundo inteiro.
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